Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30706
Título: Qualidade do pré-natal desenvolvido no município de Campina Grande-PB: uma análise dos indicadores do Previne Brasil
Autor(es): Santos, Wallas Lins dos
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Serviços de saúde bucal
Assistência pré-natal
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: Introdução: A assistência do pré-natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros e de cesáreas desnecessárias, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e as hepatites. No entanto, para que essa assistência seja efetiva, é importante que elenque os seguintes aspectos: captação precoce, frequência e periodicidade adequadas e extensão de cobertura. Objetivo: Avaliar a qualidade das atividades de pré-natal prestadas às gestantes no município de Campina Grande – PB entre os anos de 2018 e 2021, através dos indicadores do Previne Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo realizado através da coleta de dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) referentes aos anos de 2018 a 2021. Foram coletados os dados de indicadores de desempenho estabelecidos pelo Programa Previne Brasil para o pré-natal: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e a Proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico. Os dados foram coletados e armazenados no Microsoft Excel, em seguida foram confeccionadas tabelas específicas para cada indicador, e um gráfico comparativo para a melhor compreensão dos níveis atingidos a cada quadrimestre. Resultados: Embora haja entre um quadrimestre e outro alguma variação de melhoria, os três indicadores avaliados apresentaram resultados muito aquém da meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Quando comparados, o indicador de consulta odontológica pré-natal foi o que apresentou piores resultados. Conclusão: É preciso que se estabeleça formas efetivas de melhoria da assistência que culminem em uma atenção integral à saúde da gestante. Para além disso, faz-se necessário o estudo das barreiras que separam a gestante do atendimento odontológico, desmistificando a relação que se estabelece entre a gestação e a atenção à saúde bucal.
Descrição: SANTOS, Wallas Lins dos. Qualidade do pré-natal desenvolvido no município de Campina Grande-PB: uma análise dos indicadores do Previne Brasil. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30706
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wallas Lins dos SantosTCC - Wallas Lins dos Santos665.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito602.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.