Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30708
Título: China versus Índia: uma odisseia espacial asiática
Autor(es): Andrade, Anna Lyvia de Queiroz
Palavras-chave: Segurança internacional
Exploração espacial
Corrida espacial
Geopolítica
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Após a dissolução da URSS e o término da Guerra Fria, surgiram diversos polos de poder que passaram a disputar o seu lugar na exploração espacial (VAZ-FERREIRA E BATISTA, 2021). Nos dias atuais, a China e a Índia vêm se destacando nessa área no continente asiático. Todavia, a exploração espacial pode ser vista tanto como uma questão de segurança e defesa, quanto como uma ameaça. Por conseguinte, esse trabalho pretende esclarecer sobre a segurança e a exploração espacial, trazendo um aparato histórico para compreensão do tema, dando enfoque no debate sobre a exploração espacial da China e da Índia. Dessa forma, a pesquisa busca analisar os objetivos chineses e indianos em relação à exploração espacial, considerando a influência que o entorno geográfico causa na formulação das estratégias de seguranças de ambos os países e, consequentemente, como isso afeta seus objetivos com a exploração espacial. Sendo assim, por meio de um estudo de caso heurístico, propõe-se compreender sobre a exploração espacial dos países supracitados, juntamente com seus objetivos, em um recorte temporal de 2011-2021, que tem como intuito de investigar como as rivalidades regionais entre China e Índia afetam seus programas espaciais. A pesquisa aponta como resultados uma evolução constante no programa espacial chinês, junto ao aprimoramento do programa espacial indiano em direção ao uso militar do espaço cósmico. Por fim, compreende-se como válida a hipótese de que o histórico de conflitos pré-existentes e as tensões fronteiriças entre esses dois países possa contribuir para o surgimento de uma corrida espacial entre eles.
Descrição: ANDRADE, A. L. de Q. China versus Índia: uma odisseia espacial asiática. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30708
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anna Lyvia de Queiroz AndradeTCC - Anna Lyvia de Queiroz Andrade773.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito - Anna Lyvia de Queiroz Andrade114.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.