Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3071
Título: Em busca do fio de Ariadne: as rezadeiras no labirinto histórico da modernidade - uma crítica às teorias do desencantamento do mundo (Alagoa Nova - PB: 1980 a 2012)
Autor(es): Costa, Kaline Ferreira
Palavras-chave: História - Religião
Rezadeiras – Práticas Culturais
Religiosidade - Crença
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: A religião continua a se constituir como pilar fundamental na construção de sentido para a humanidade. Tendo sofrido inúmeras críticas durante a modernidade, o fenômeno religioso teve o seu fim anunciado e a sua inevitabilidade posta em questão, e assim inúmeros teóricos fizeram ecoar o grito afirmativo do desencantamento do mundo. Porém, embora embebida nos grandes dilemas da sociedade técnico-científica, a religião ganhou nova roupagem e se (re)apresentou de maneira ainda mais forte, ganhando espaço por meio da explosão de novos segmentos religiosos marcados por um discurso mais “popular”, voltado para o atendimento das necessidades imediatas dos sujeitos. Pensar a História pelo víeis religioso implica trazer à tona os inúmeros protagonistas que tecem, a cada dia, uma rede de simbolismos marcados pela necessidade de dá sentido à vida. Sendo assim, nada melhor do que analisar as práticas daqueles sujeitos históricos que permanecem envoltos às brumas da modernidade, pois é aí mesmo onde eles são impelidos a criar novas formas de preservar seus costumes. Suas memórias, então, são o principal meio para alcançarmos nosso entendimento acerca de suas práticas, e a História Oral de Vida é o que nos permite espreitarmos tais memórias. Tendo este aparato metodológico em mãos, destacamos as figuras de algumas rezadeiras de Alagoa Nova – PB, apontando para suas tradições repletas de signos e significados que são passadas hereditariamente e se negam a desaparecer. Sendo assim, agora é a vez deste discurso de desencantamento ser posto em dúvida por meio do confronto com o espetáculo religioso que molda nosso cotidiano diariamente. Para isso, o estudo desenvolvido neste trabalho visa mostrar as especificidades das práticas culturais exercidas por tais rezadeiras como exemplo da atuação do sagrado em intenso dinamismo. Perceberemos, então, como a religião continuou a revestir a sociedade com encantamentos e proporcionou novas dinâmicas para o viver, obrigando-nos a repensá-la dentro de novas condições e novas referências.
Descrição: Costa, K. F. Em busca do fio de Ariadne: as rezadeiras no labirinto histórico da modernidade - uma crítica às teorias do desencantamento do mundo (Alagoa Nova - PB: 1980 a 2012). 2012. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3071
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaline Ferreira Costa.pdfKaline Ferreira Costa1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.