Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30721
Título: A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Silva, Karla Fernanda Ferreira da
Palavras-chave: Diário reflexivo
Educação dos surdos
Educação inclusiva
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A educação inclusiva possibilitou que os alunos com deficiência pudessem ter acesso a uma educação de qualidade. Nesse sentido, os desafios encontrados em sala de aula pelos docentes para incluir a pessoa com deficiência (doravante, PCD) são diversos. No trabalho aqui em questão, vamos tomar como referência uma aluna com deficiência auditiva, no ensino da língua espanhola. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as (re)configurações do agir de uma professora de língua espanhola do ensino fundamental ao se deparar com uma aluna surda em sala de aula. Tendo como objetivos específicos 1) identificar quais estratégias de ensino a professora se apropriou para incluir uma aluna surda na sala de aula, 2) identificar nos diários reflexivos a representação sobre o que incluir nas aulas de língua espanhola e 3) destacar a importância do diário reflexivo como ferramenta de análise do agir pedagógico. O trabalho é de cunho qualitativo-interpretativista, realizado através de uma entrevista feita com a mãe da aluna surda, e por meio de análises dos diários reflexivos nos quais constatamos que foi um instrumento de extrema importância para o decorrer da pesquisa. O referencial teórico que nos baseamos na área da formação inicial autores como Aragón (2020), Moita Lopes (1994) e Medrado e Dantas (2019), na área da educação inclusiva autores como Mantoan (2015) e Skliar (1992) e sobre o diário reflexivo Zabalza, (2004). Ao finalizar o nosso trabalho, podemos constatar que os diários reflexivos mediaram a reflexão sobre o agir docente e, consequentemente, tornou possível a (re)configuração do agir em prol da inclusão da aluna nas aulas de língua espanhola.
Descrição: SILVA, Karla Fernanda Ferreira da. A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30721
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito210.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Karla Fernanda Ferreira da Silva.pdfPDF - Karla Fernanda Ferreira da Silva822.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.