Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30723
Título: Odontectomia parcial intencional de terceiro molar inferior apresentando íntima relação com canal mandibular: Um relato de caso
Autor(es): Lacerda, Vitória Nadinni Lopes
Palavras-chave: Terceiro Molar
Procedimentos cirúrgicos bucais
Nervo alveolar Inferior
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: Objetivo: O presente relato apresenta um caso clínico de odontectomia parcial intencional de terceiro molar inferior com íntima relação de suas raízes com o canal mandibular. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 20 anos, ASA I, compareceu a Clínica Escola de Cirurgia da Universidade Estadual da Paraíba para exodontia de terceiro molar inferior impactado (48). Ao exame clínico, o dente apresentava-se semi-incluso, sem sinais de inflamação ou drenagem de secreção purulenta ativa e ao exame radiográfico, a panorâmica sugeriu íntima relação da raiz do dente com o canal mandibular, que foi confirmada através da tomografia computadorizada. Diante disto, foi realizada Odontectomia Parcial Intencional, com o intuito de preservação de feixe vásculo-nervoso adjacente. O procedimento cirúrgico foi feito sob anestesia local, com acesso cirurgico realizado por meio de incisão de Mead e retalho tipo envelope. A osteotomia nas faces vestibular e distal foi realizada com caneta de alta rotação e broca cirúrgica e a clivagem da parte coronal do dente foi realizada com auxílio de uma alavanca reta. Por conseguinte, realizou-se a regularização e alisamento do remanescente radicular, deixando até 3mm infraósseo, seguido de irrigação abundante com soro fisiológico da cavidade e sutura local. Após a odontectomia parcial intencional foi realizada uma radiografia panorâmica para verificar a posição das raízes remanescentes, acompanhar a cicatrização da ferida cirúrgica. O acompanhamento pós-cirúrgico foi feito até 3 meses da cirurgia, no período citado a paciente evoluiu satisfatoriamente sem sinais de infecção ou alteração sensorial de nervo alveolar inferior. Conclusão: A Odontectomia Parcial Intencional se apresentou como um método viável trazendo segurança na preservação da integridade do Nervo Alveolar Inferior.
Descrição: LACERDA, Vitória Nadinni Lopes. Odontectomia Parcial Intencional de terceiro molar inferior apresentando íntima relação com canal mandibular: Um relato de caso. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30723
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Nadinni Lopes LacerdaTCC - Vitória Nadinni Lopes Lacerda2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito237.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.