Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30724
Título: Estadiamento do desenvolvimento e estimativa de idade por meio da análise do terceiro molar em radiografias panorâmicas através da inteligência artificial: uma revisão integrativa
Autor(es): Brito, Gabrielli Oliveira de
Palavras-chave: Terceiro molar
Inteligência artificial
Odontologia legal
Data do documento: 20-Nov-2023
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa a fim de verificar a eficácia dos métodos de inteligência artificial para a estimativa de idade utilizando terceiros molares. Uma estratégia de busca explorou as bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scopus, incluindo publicações entre 2018 e 2023 e utilizando os termos de busca “Third molar” “Age determination by teeth” “Artificial intelligence”. Foram identificadas um total de 26 publicações, no qual cinco artigos em língua inglesa foram selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade. Observou-se que todos os estudos incluídos na revisão eram do tipo retrospectivo e obtiveram bons resultados quanto a utilização de métodos de IA. Para extração dos dados, neste estudo, exames de imagem, do tipo radiografia panorâmica foram empregados e observa-se também que a idade máxima das amostras foi de 24 anos. Os métodos de inteligência artificial utilizados foram redes neurais convolucionais, Aprendizado de máquina e Aprendizado de máquina profundo. A aplicação da IA para o estadiamento do desenvolvimento e para a estimativa de idade com a análise de terceiros molares utilizando radiografias panorâmicas vem apresentando resultados promissores quando em relação às abordagens convencionais e, portanto, deve continuar sendo investigada para otimizar processos forenses.
Descrição: BRITO, Gabrielli Oliveira de. Estadiamento do desenvolvimento e estimativa de idade por meio da análise do terceiro molar em radiografias panorâmicas através da inteligência artificial: uma revisão integrativa. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30724
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabrielli Oliveira de Brito.pdfTCC - Gabrielli Oliveira de Brito348.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito79.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.