Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30730
Título: Percepções de adolescentes acerca do uso de drogas e adesão ao tratamento especializado em um CAPS AD IJ na Paraíba
Autor(es): Silva, Maria Isabel Felix da
Palavras-chave: Adolescência
Uso de drogas
Atenção Psicossocial
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de adolescentes acerca do uso de drogas e adesão ao tratamento especializado em um Centro de Atenção Psicossocial voltado para álcool e outras drogas. Foi realizada no CAPS AD infantojuvenil em Campina Grande/PB, tendo como participantes 13 adolescentes usuários do serviço. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Utilizouse um roteiro de entrevista semiestruturada seguida de análise de sentido. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2023. Os resultados mostraram que os sentidos atribuídos pelos adolescentes ao uso de drogas, se relacionam com o entendimento que eles conseguem elaborar acerca da temática, dentre eles estão prazer, sofrimento, prejuízo, ruim, proibido, um recurso de fácil acesso para auxiliar no enfrentamento de conflitos internos e sociais. No CAPS AD, os adolescentes participam de atividades grupais e individuais, manifestam confiança no tratamento e expressam desejo de interromper o uso de drogas. Verificou-se em alguns adolescentes, insatisfação vinculada ao não reconhecimento da necessidade de estar inserido no serviço. Evidenciou-se que a adesão ao tratamento dessa população é difícil e repercute num desafio constante para os profissionais do serviço, familiares e usuários, na tentativa de construir possibilidades de enfrentamento aos efeitos da vulnerabilidade social em que se encontram. Sugere-se, desse modo, estudos que busquem a compreensão sobre a droga como parte do cotidiano de adolescentes, bem como os aspectos relacionados à melhor efetividade do tratamento especializado direcionado a esse público.
Descrição: SILVA, Maria Isabel Felix da. Percepções de adolescentes acerca do uso de drogas e adesão ao tratamento especializado em um CAPS AD IJ na Paraíba. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30730
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Isabel Felix da SilvaTCC - Maria Isabel Felix da Silva943.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito220.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.