Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30739
Título: Avaliação dos casos de exposição as substâncias que causam transtorno, antes, durante e após o confinamento da COVID 19
Autor(es): Morais, Paulo Henrique Bezerra de
Palavras-chave: drogas psicoativas
toxicologia
COVID-19
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: A busca por conhecimento sobre produtos nocivos ao ser humano vem sendo objeto de estudo em diversas civilizações antigas, sobretudo quando se fala em envenenamento, substâncias alucinógenas e estimulantes. Sendo assim diversas substâncias que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC) são produzidas ou isoladas trazendo consigo um problema social no uso indiscriminado, com as drogas de abuso. A toxicologia social estuda os efeitos decorrentes do uso não médico, nem terapêutico, de fármacos e drogas, causando danos não somente ao indivíduo, mas também à sociedade. O abuso dessas substâncias pode ser definido “como um padrão mal adaptativo de uso de drogas que leva a prejuízo ou a sofrimento clinicamente significativo”. Em meio a isso, a pandemia da COVID-19 acarretou uma tragédia sem precedentes na história da humanidade, gerando problemas em diversas áreas do mundo, não só na saúde. O presente estudo teve como objetivo avaliar, o perfil sociodemográfico dos casos de exposição às substâncias que causam transtorno, antes da eclosão da pandemia, durante e após o confinamento da covid 19. O objetivo foi avaliar se houve alguma influência da Pandemia da COVID 19 nos casos de intoxicação por drogas psicoativas. A pesquisa foi realizada no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOx-CG), situado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF). Tratou-se de um estudo epidemiológico e retrospectivo. Os dados foram coletados a partir do DATATOX. No recorte temporal avaliado, foram notificados 289 casos, com o seguinte perfil predominante: sexo masculino (66%), entre 20 – 29 anos (35,9%), com ensino médio completo (13,4%), pardos (62,3%) e da zona urbana (90,5%), intoxicados por abuso (55,6%) de drogas administradas pela via oral (72,2%). Os casos foram, majoritariamente, leves (65,6%), tendo como principal desfecho, a cura (83,8%). Destacou-se o aumento dos casos por tentativa de suicídio, ao longo do período avaliado. Houve também, um aumento significativo (p<0,001) dos casos, entre o início e o fim do período pandêmico, em todas as faixas etárias, exceto entre 10-14 anos. Entre as drogas mais relevantes, como agentes causais das intoxicações analisadas, observou-se: o álcool (54,54%), cocaína (19,01%) e maconha (7,16%). Conclui-se que há indícios da influência da pandemia, e das alterações emocionais por ela causadas, como fatores influentes no aumento dos casos de intoxicação por substâncias psicoativas em Campina Grande (PB).
Descrição: MORAIS. Paulo Henrique Bezerra de. Avaliação dos casos de exposição as substâncias que causam transtorno, antes, durante e após o confinamento da COVID 19. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30739
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Henrique Bezerra de Morais.pdfTCC - Paulo Henrique Bezerra de Morais1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito. pdf.pdfTermo de Depósito194.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.