Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30747
Título: Clareamento dental e seu impacto na qualidade de vida e autopercepção do sorriso: uma revisão de literatura.
Autor(es): Oliveira, Fernando Rodrigues de
Palavras-chave: Clareamento dental
Odontologia
Autoimagem
Data do documento: 16-Nov-2023
Resumo: O clareamento dental emerge como um domínio de significativo destaque pelo aumento na procura por esse tipo de procedimento no dia a dia clínico. Além disso, também é crescente o interesse da comunidade científica sobre como esse procedimento reflete em pontos importantes na melhora da autoestima, autoconfiança e qualidade de vida das pessoas. Portanto, este trabalho teve como objetivo revisar a literatura de forma integrativa sobre os impactos do clareamento dental na qualidade de vida e na autopercepção do sorriso dos indivíduos. Foi realizada uma revisão na literatura, na qual, foram selecionados artigos publicados nos últimos 10 anos, na base de dado National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), utilizando os descritores em inglês: “Dental bleaching”, “Quality of life”, “Self-perception of smile.”, “Tooth bleaching on oral quality of life”, “Tooth whitening” e “Quality of life after tooth whitening”. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados artigos que analisavam e sugeriam a relação entre o clareamento dental e seu impacto na qualidade de vida e autopercepção do sorriso. Os artigos se propunham em analisar diferentes métodos e técnicas de clareamento, assim como avaliavam a subjetividade pessoal sobre a autopercepção tanto do sorriso quanto na melhora da qualidade de vida. Nas pesquisas revisadas, verifica-se que apesar das diferenças entre técnicas do procedimento analisado e dos possíveis efeitos negativos, como sensibilidade dentaria pós clareamento, esse procedimento mostrou-se suficientemente capaz de elevar tanto a autopercepção positiva do sorriso, quanto a melhora subjetiva na qualidade de vida das pessoas submetidas ao protocolo clareador.
Descrição: Oliveira, Fernando Rodrigues de. Clareamento dental e seu impacto na qualidade de vida e autopercepção do sorriso: uma revisão de literatura. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraiba, Araruna PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30747
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo deposito. pdf.pdfTermo de deposito.pdf217.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Fernando Rodrigues de Oliveira.pdfTCC - Fernando Rodrigues de Oliveira.pdf554.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.