Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30753
Título: Análise espacial da violência doméstica e familiar contra as mulheres no estado de Pernambuco.
Autor(es): Silva, Rayza Camila dos Santos
Palavras-chave: Violência doméstica
Violência contra mulher
Estatística espacial
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: A violência doméstica contra as mulheres é uma preocupação endêmica que transcende barreiras de raça, etnia, classe social e religião, ocorrendo em todas as partes do mundo. No primeiro semestre de 2022 o estado de Pernambuco, ao registrar 1.117 denúncias, figura como o quinto estado brasileiro com a maior incidência de casos de violência doméstica contra a mulher. Este estudo tem como objetivo a modelagem espacial das taxas de incidência de violência doméstica e familiar contra mulheres no estado de Pernambuco durante o período de 2016 a 2021. Trata-se de uma pesquisa ecológica abrangendo os 185 pernambucanos, com a aplicação de cálculos dos índices de Moran e o uso de mapas da Estatística Espacial, juntamente com modelos espaciais para verificar a dependência espacial. As variáveis independentes examinadas incluem a taxa de analfabetismo feminino, taxa de desemprego, índice de vulnerabilidade feminina e o número de divórcios, enquanto a variável dependente é a taxa de incidência de violência doméstica e familiar contra mulheres em cada um dos anos considerados. Os resultados revelaram uma estrutura de autocorrelação espacial significativa entre os municípios do estado de Pernambuco, formando diferentes agrupamento. O modelo de regressão espacial, ajustado aos dados, demonstrou eficácia na descrição do relacionamento entre a taxa de incidência de violência doméstica e familiar contra mulheres nos municípios do estado de Pernambuco e as variáveis independentes, tais como a taxa de analfabetismo feminino, índice de vulnerabilidade social feminino e número de divórcios. Uma análise espacial e temporal evidenciou a necessidade de estratégias específicas para abordar a questão da violência contra a mulher em diferentes contextos, ressaltando a importância de considerar fatores socioeconômicos e educacionais como parte integrante do combate a esse grave problema social.
Descrição: SILVA, Rayza Camila dos Santos. Análise espacial da violência doméstica e familiar contra mulheres no estado de Pernambuco. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30753
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayza Camila dos Santos SilvaTCC - Rayza Camila dos Santos Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito125.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.