Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30756
Título: Efeitos do treinamento muscular respiratório na capacidade aeróbica e desempenho de jogadores de futebol: Uma revisão integrativa
Autor(es): Batista, Victor Gabriel de Melo
Palavras-chave: Treinamento muscular respiratório
Futebol
Capacidade aeróbica
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O objetivo dessa pesquisa consiste em mapear os principais efeitos do treinamento muscular respiratório na capacidade aeróbica e desempenho de jogadores de futebol. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, amostra dos estudos compostas por atletas de futebol universitário e atletas de elite, com idade entre 18 a 42 anos. As estratégias de buscas foram realizadas entre os meses de maio a junho de 2023 nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine National Institutesof Health (Pubmed), Physiotherapy Evidence Database (PeDro), Web of Science, Scientific Eletronic library online (Scielo) e Science Direct. As estratégias de busca foram elaboradas a partir da combinação de termos relacionados à pergunta norteadora PICO. Diante disso, foram utilizados termos indexados aos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS/MeSH) e também termos gerais, referente a temática, sem restrição de idioma, e combinados a partir de operadores booleanos (OR e AND). As buscas resultaram em 337 artigos, dos quais, após exclusão das duplicatas 318 foram excluídos por título e resumo e 4 após leitura completa. Por fim, 5 estudos foram elegíveis. Os principais resultados apontam que o TMR é capaz de influenciar positivamente na capacidade aeróbica e desempenho de jogadores de futebol, apresentando significância estatística (p<0,05). Para esse desfecho foram avaliadas variáveis como: pressão inspiratória máxima (PImáx)pressão expiratória máxima (PEmáx): Consumo máximo de Oxigênio (VO2máx)e Teste de habilidade de sprint repetido (THSR).O Treinamento muscular respiratório promove um aumento na capacidade aeróbica e desempenho dos atletas futebolistas, ao mesmo modo que esteve associado de maneira subjetiva a ganhos de potência e força muscular. Apesar dos resultados apresentados, vale ressaltar que a quantidade de estudos publicados a cerca deste tema é limitada. Contudo, mais estudos devem ser realizados afim de se observar os prós e os contras do TMR aplicado ao futebol, para sanar todas as dúvidas e controvérsias existentes, preenchendo todas as entrelinhas das evidências.
Descrição: BATISTA, Victor Gabriel de Melo. Efeitos do treinamento muscular respiratório na capacidade aeróbica e desempenho de jogadores de futebol: uma revisão integrativa. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30756
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Victor Gabriel de Melo Batista.pdfTCC - Victor Gabriel de Melo Batista838.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito577.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.