Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30759
Título: Análise espacial de fatores ambientais e sua relação com a qualidade do ar no estado do Mato Grosso
Autor(es): Sousa, Davi Barbosa Pereira de
Palavras-chave: Índice de Moran
Estatística espacial
Material particulado
Regressão espacial
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: Em todo o planeta Terra a qualidade do ar é um dos principais fatores para sobrevivência dos seres humanos. Neste sentido a poluição do ar caracterizada pela presença de material particulado pode ser um dos principais causadores de mortes globais. Diante do exposto, nesta pesquisa busca-se estabelecer relações entre os fatores ambientais e poluentes no que diz respeito à emissão de material particulado no estado do Mato Grosso, Brasil. Sendo assim, alguns métodos foram implementados durante o processo, como aplicação de índice de Moran Global e Local, indicadores locais de associação espacial (LISA), modelos de regressão linear, espacial autorregressiva (SAR) e de erros espaciais (SEM), além da verificação de intensidade de focos de queimadas, teste de Kolmogorov-Smirnov e função bivariada de Ripley (função K). Para prosseguir com as análises propriamente ditas, os dados dos fatores ambientais e poluentes foram extraídos de dois locais diferentes: Sistema de Informações Ambientais Integrado a Saúde (SISAM) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambos com dados do estado do Mato Grosso e com análises realizadas no software R. Nos resultados e discussões foram identificados alguns padrões significantes na aparição de material particulado pelo Mato Grosso e seus potenciais influenciadores, além de também ser verificado quanto a associação entre focos de queimadas e material particulado. Ao final, foi possível entender que o comportamento de emissão de material particulado pode estar associado a algumas variáveis específicas, como o monóxido de carbono, e que também pode ser dissipado ou disseminado por outras, como a velocidade ou direção do vento. Por fim, foi possível identificar que as mesorregiões Norte e Nordeste do estado apresentam maior incidência de emissão de material particulado e presença de focos de queimadas.
Descrição: SOUSA, Daví Barbosa Pereira de. Análise espacial de fatores ambientais e sua relação com a qualidade do ar no estado do Mato Grosso. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30759
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daví Barbosa Pereira de Sousa.pdfTCC - Daví Barbosa Pereira de Sousa5.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito159.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.