Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30783
Título: Qualidade de vida relacionada a saúde e prática de atividades físicas em estudantes da área de saúde
Autor(es): Bezerra, Viviane Soares
Palavras-chave: Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS)
Atividade física
Universitários
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) envolve o aspecto físico, social, psicológico, cognitivo e a sensação geral de bem-estar. A presença de hábitos saudáveis, incluindo a prática regular de atividade física (AF) são fundamentais para alcançar uma melhor qualidade de vida (QV). A investigação da QV em estudantes universitários e a influência da prática de atividade física em estudantes da área de saúde torna-se relevante, pois seu futuro trabalho é lidar com o corpo ou a mente humana, sendo promotores e multiplicadores de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de QVRS e da prática de AF destes estudantes. Tratase de um estudo quantitativo, descritivo, analítico, de corte transversal realizado em ambiente virtual, envolvendo a população estudantil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foram incluídos estudantes da área de saúde da UEPB, do Campus I, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estivessem regularmente matriculados e que concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi disponibilizado pela plataforma Google Forms que continha questões autorais sobre identificação e dados demográficos, o WHOQOL-BREF para avaliação da QV e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta, para a avaliação do nível de atividade física. Os dados foram catalogados e analisados através do software estatístico SPSS (versão 22.0). As variáveis categóricas foram descritas como número absoluto e percentual e as variáveis contínuas como média ± desvio padrão (DP). Todos os testes foram bicaudais e o nível de significância final adotado foi de p < 0,05. A amostra foi composta por 212 estudantes 78,9% do sexo feminino, 94,3% solteiros, e com média de idade de 22 anos (±3,55). 62,2% deles avaliaram sua QV boa ou muito boa e 44% relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com seu estado de saúde. Em relação ao nível de AF, 39,2% foram classificados como ativos e 31,6% como muito ativos. Sobre a QV, o domínio meio ambiente (55,4 ± 15,5) e psicológico (56,1 ±17,9) foram o de menores médias, enquanto o de relações sociais (66 ±21,8) e físico (62,4 ±16,3) atingiram valores mais elevados. O nível de AF mostrou correlação significativa com todos os domínios, indicando que quanto mais ativos, maior a pontuação no WHOQOL-BREF. Conclui-se que, entre os estudantes investigados, a QV foi auto avaliada como boa ou muito boa. Sobre o estado de saúde, menos da metade dos indivíduos relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. A prática de AF apresentou níveis significativamente satisfatórios. A partir das correlações realizadas, sugere-se que quanto mais ativos os estudantes são, melhor a QV. Entretanto esta correlação foi classificada como fraca, devendo ser considerada com ressalvas e melhor investigada.
Descrição: BEZERRA, Viviane Soares. Qualidade de vida relacionada a saúde e prática de atividades físicas em estudantes da área de saúde. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30783
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Viviane Soares Bezerra.pdfTCC - Viviane Soares Bezerra.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito..pdfTermo de depósito..pdf266.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.