Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30787
Título: (Im)possíveis caminhos trilhados por uma mulher: do feminino à devastação
Autor(es): Nobrega, Geyslanne Ligia Barbosa da
Palavras-chave: Feminismo
Mulheres
Psicanalise
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: O artigo tem como objetivo, apontar os caminhos trilhados pelo sujeito na construção do que é ser mulher, e do possível encontro frente a devastação no feminino, na perspectiva de Freud e Lacan. Através de uma revisão bibliográfica, buscou mostrar como se constitui o ser mulher, não definido pelo sexo biológico como apontado no discurso científico, mas constando que, para a psicanálise, se trata de uma posição que o sujeito escolhe frente ao gozo, a castração e diante da identificação com os seus primeiros cuidadores. Freud, atravessado pelas questões da sexualidade infantil, nos mostrou como o sujeito se constitui a partir da relação com o par parental, construindo o narcisismo primário. Lacan, fazendo uma releitura dos escritos freudianos, expande a compreensão psicanalítica sobre o feminino, propondo a fórmula da sexuação, constatando que “A Mulher” não existe, mas que cada mulher precisa inventar-se no uma a uma. Da invenção de cada uma em torna-se mulher, no caminho para a feminilidade, é passível de encontrar-se com a experiência da devastação.
Descrição: NOBREGA, Geyslanne Ligia Barbosa da. (Im)possiveis caminhos trilhados por uma mulher: do feminino a devastação. 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30787
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geyslanne Ligia Barbosa da NobregaTCC - Geyslanne Ligia Barbosa da Nobrega577.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.