Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30789
Título: Utilização da eletroestimulação neuromuscular em pacientes críticos em unidade de terapia intensiva: Uma revisão integrativa
Autor(es): Costa, Jéssica Gregório da
Palavras-chave: Terapia de Estimulação Elétrica
Eletroestimulação neuromuscular
Fraqueza muscular
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: O paciente grave, internado em UTI pode necessitar se manter restrito no leito, com redução de sua autonomia e sob repouso intensivo, com isso, há uma anulação de sua mobilidade gerando desuso e inatividade da musculatura, o que resulta em perdas consideráveis de força e da massa muscular e maior dificuldade de desmame da ventilação e o retorno às atividades funcionais e independentes. OBJETIVO: Analisar a eficácia da eletroestimulação na prevenção da atrofia e fraqueza muscular adquirida na UTI. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, a fim de sintetizar na literatura estudos sobre a eletroestimulação neuromuscular como instrumento de auxílio para redução da fraqueza muscular em pacientes críticos a partir das publicações nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Science Direct, Web of Science e Scopus. RESULTADOS: Foram identificados 119 artigos e após seleção de títulos e resumos, a amostra final foi composta de 11 artigos. Observou-se que a eletroestimulação apresentou resultados positivos em 7 estudos, demonstrando-se como eficaz nas funções musculares, sendo uma intervenção segura, capaz de promover prevenção da fraqueza e atrofia muscular em pacientes críticos, todavia, 4 estudos mostraram que a eletroestimulação não foi eficiente na melhora da força e prevenção da atrofia muscular, podendo ser relacionados com a gravidade do paciente, estágio avançado de atrofia e fraqueza muscular, presença de edema e à utilização de vasopressores, colaborando para uma contração muscular ineficiente e menor probabilidade de responder à EENM. CONCLUSÃO: A maioria dos estudos mostraram que a terapia por eletroestimulação neuromuscular apresentou resultados positivos na prevenção da atrofia e fraqueza muscular adquirida, tendo a possibilidade de ser um aliado na mobilização precoce do paciente crítico, porém, novos estudos devem ser realizados com amostras de pacientes maiores.
Descrição: COSTA, Jéssica Gregório da. Utilização da eletroestimulação neuromuscular em pacientes críticos em Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30789
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jéssica Gregório da CostaTCC - Jéssica Gregório da Costa476.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito193.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.