Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30791
Título: Harmonização orofacial: Uma nova especialidade desponta no mundo acadêmico
Autor(es): Cabral, Luanna Priscilla de Aguiar
Palavras-chave: Procedimentos estéticos
Odontologia estética
Harmonização orofacial - HOF
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A partir da Resolução CFO-198/2019 a Harmonização Orofacial (HOF) foi reconhecida como especialidade odontológica, ficando assim determinados os procedimentos que o cirurgião-dentista possui competência para atuar. Dessa forma, este estudo objetivou mensurar o conhecimento de docentes e discentes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre diferentes aspectos relacionados à HOF, além de avaliar a opinião dos professores e estudantes sobre a atuação do cirurgião-dentista nesta área em específico. Os dados desse estudo foram obtidos a partir das plataformas eletrônicas Google Forms, e-mail e Whatsapp e por meio da aplicação de questionários físicos. Posteriormente os dados obtidos foram organizados no programa Statistical Package for the Social Sciences (versão 20.0; SPSS Inc., Chicago, IL, USA). Após a coleta e análise das informações, foi possível concluir que a maioria dos estudantes e professores concordaram com a atuação do cirurgião-dentista na execução de procedimentos da HOF e que a maior dificuldade de ambos os públicos está associada ao reconhecimento de indicações, contraindicações e efeitos adversos decorrentes desses procedimentos. Ambos os públicos-alvo sentem insegurança em discutir assuntos da área com o conhecimento que possuem atualmente. Portanto, uma ampla discussão deve existir dentro da universidade para que todos possam ter real conhecimento de como está regulamentada esta nova especialidade, quais as possibilidades de executá-la e quais são os seus limites, a fim de que possam ser esclarecidas as dúvidas e diminuídas as divergências de conduta.
Descrição: CABRAL, Luanna Priscilla de Aguiar. Harmonização orofacial: Uma nova especialidade desponta no mundo acadêmico. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30791
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luanna Priscilla de Aguiar CabralTCC - Luanna Priscilla de Aguiar Cabral1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito451.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.