Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30792
Título: Etiologia do bruxismo de vigília: uma revisão de escopo
Autor(es): Maia, Marina Eulália Silva de Azevedo
Palavras-chave: Bruxismo de vigília
Fisiopatologia do bruxismo
Saúde bucal
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O bruxismo é uma condição oral de ampla relevância para pesquisadores e clínicos de diversas áreas, destacando-se a odontologia, em virtude de seu impacto clínico potencial no sistema estomatognático, classificado como bruxismo do sono e bruxismo de vigília. A etiologia e fisiopatologia do bruxismo ainda são incertas, mesmo que estudos indiquem uma origem multifatorial mediada pelo sistema nervoso central e autônomo. Esta revisão de escopo teve como objetivo, investigar e mapear o conteúdo existente acerca da etiologia do bruxismo de vigília. A pergunta norteadora foi desenvolvida com base nos elementos do mnemônico PCC: P (População) = pacientes com bruxismo de vigília; C (Conceito) = estudos que avaliaram a etiologia do bruxismo de vigília; C (Contexto) = aberto. Foram inseridos estudos de revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados e não randomizados, estudos de coorte, caso-controle, transversais, série de casos e relato de caso, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sem limitação de ano de publicação. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Medline/PubMed, LILACS/BVS e Cochrane Library. A busca na literatura cinzenta foi realizada no Google Scholar, OpenGrey e BDTD. Uma consulta nas listas de referências mencionadas nos estudos inicialmente identificados foi executada. Dois autores revisaram individualmente títulos e resumos usando os critérios de elegibilidade detalhados. Em uma busca eletrônica inicial dos termos, foram encontrados 302 estudos, onde 67 eram duplicatas, assim, foram eleitos 235 para leitura dos títulos e resumos. Após esta etapa, foram excluídos 230 artigos, por não cumprirem os critérios de elegibilidade, sendo 5 selecionados para análise do texto completo. Destes, foi excluído 1 estudo, por abordar o bruxismo como um conceito unitário, ao final foram incluídos 4 artigos. Concluiu-se que, em sua maioria os estudos possuíam resultados e conclusões heterogêneos, identificou-se que a etiologia do bruxismo de vigília apresenta um padrão multifatorial e possui associação positiva com fatores como tabagismo, cronotipo e com fatores psicológicos como ansiedade e estresse.
Descrição: MAIA, Marina Eulália Silva de Azevêdo. Etiologia do bruxismo de vigília: uma revisão de escopo. 2022.38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30792
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marina Eulália Silva de Azevêdo MaiaTCC - Marina Eulália Silva de Azevêdo Maia1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito250.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.