Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30798
Título: Tempo de exposição da substância clareadora sobre a estrutura dental e a ocorrência da sensibilidade dentária: revisão integrativa
Autor(es): Cordeiro, Sarah Adelino
Palavras-chave: Clareamento dental
Sensibilidade dentária
Peróxido de hidrogênio
Peróxido de carbamida
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A crescente demanda por clareamento dental vem acompanhada de queixas em relação a seus efeitos adversos. Sendo a sensibilidade dentária um desses principais efeitos, o objetivo dessa revisão foi avaliar a relação entre o tempo de exposição ao agente clareador, a presença e a intensidade da sensibilidade dentária, independente do protocolo clareador ser o caseiro ou de consultório. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e BBO, utilizando as palavras chaves extraídas do Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (MeSH): “Dentin sensitivity”; “Tooth bleaching”; “Hydrogen peroxide”; “Carbamide peroxide”, o operador booleano “AND” e o operador booleano “OR”, resultando em: “Dentin sensitivity AND Tooth bleaching AND (Hydrogen peroxide OR Carbamide peroxide)”. A seleção dos artigos iniciou-se por dois pesquisadores utilizando a plataforma Rayyan com cegamento da seleção individual. As escolhas divergentes foram encaminhadas para um terceiro revisor, também utilizando o cegamento, a fim de se obter uma decisão final. Todos os participantes passaram por um processo de calibração quanto ao uso do programa e aos critérios de inclusão e de exclusão dos artigos. Foram apuradas as publicações entre os anos 2011 e 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol, com delineamento de estudo ensaio clínico randomizado. Sete artigos foram elegíveis para essa revisão. A maior parte desses estudos foi realizada no Brasil, sendo mais comum os ensaios clínicos randomizados cego, com abordagem de clareamento caseiro e amostragem menor que 50 pacientes. As divergências nos resultados dos artigos sugerem que o maior tempo de exposição ao agente clareador não é um fator determinante no surgimento da sensibilidade, apesar de poder influenciar nela e na sua intensidade.
Descrição: CORDEIRO, Sarah Adelino. Tempo de exposição da substância clareadora sobre a estrutura dental e a ocorrência da sensibilidade dentária: revisão integrativa. 2022. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30798
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sarah Adelino CordeiroTCC - Sarah Adelino Cordeiro931.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito91.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.