Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30800
Título: A revolução eclesiástica: o deslocamento da geopolítica papal em tempos de Francisco
Autor(es): Jesus, Laís Assis Gonçalves de
Palavras-chave: Vaticano
Geopolítica
Papa Francisco
Relações Internacionais
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A Igreja Católica é uma das instituições mais antigas do mundo. Sua estrutura conta com um Estado (Vaticano), órgãos administrativos (como a Santa Sé) e, é claro, o aparato religioso. Esses três pilares se encontram representados e ordenados na figura de um líder, o Papa. Qual é o enfoque adotado pelo papa Francisco em relação à geopolítica e como ele reflete os interesses na política da Igreja Católica? Levando em consideração essas questões, o presente trabalho procura então analisar o papado de Francisco entre 2021 e 2022 e suas possíveis mudanças. Por meio de seus discursos fora da Itália durante esse período foi possível levantar dados quantitativos e qualitativos sobre a temática. Conclui-se que houve uma significativa mudança em âmbitos geopolíticos do Vaticano e Francisco, como ator antissistêmico, foi o principal agente nesse sentido.
Descrição: JESUS, L. A. G. de. A revolução eclesiástica: o deslocamento da geopolítica papal em tempos de Francisco. 2023. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30800
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laís Assis Gonçalves de Jesus3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito230.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.