Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30802
Título: A escrita singular autista: Revisão de estudos autobiográficos à luz da psicanálise
Autor(es): Nascimento, Míria Reinaldo Gomes do
Palavras-chave: Autismo
Autobiografias
Elaboração do autista
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Essa produção sustenta-se no que a psicanálise tem a contribuir sobre o autismo para além dos determinantes diagnósticos, não se detendo as nosografias e levando em consideração a subjetividade tendo em mente a epidemia de diagnósticos dos últimos tempos. Tendo como base a psicanálise da escola francesa de orientação lacaniana para reconhecer a importância de uma análise das produções autobiográficas por pessoas autistas. Ademais, esclarecer de que forma é possível estabelecer a transferência de um sujeito que não supõe o saber de um Outro, mesmo aqueles sujeitos autistas não verbais, os que não são acessíveis através da fala. À vista disso, foi elucidado por meio de apanhado bibliográfico para fundamentação, o que se têm publicado acerca desta temática analisando brevemente percurso da primeira à segunda clínica de Lacan, bem como as produções depois de Lacan, para enfim, a partir da análise das autobiografias de Temple Grandin, Tito Mukhopadhyay, compreender como se dá a elaboração autística como forma de fazer laço social frente ao Outro que lhe é invasor.
Descrição: REINALDO, Míria Reinaldo Gomes do. A Escrita Singular Autista: Revisão de estudos autobiográficos à luz da psicanálise. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30802
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Míria Reinaldo Gomes do NascimentoTCC - Míria Reinaldo Gomes do Nascimento786.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito184.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.