Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30811
Título: Suicídio na adolescência e psicanálise: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): David, Lisa Martha Silva
Palavras-chave: Suicídio
Psicanálise
Adolescência
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Na adolescência, os sujeitos se defrontam com a questão do por que viver. Em tempos de enfraquecimento de referenciais simbólicos, a construção dessa resposta torna-se ainda mais complexa. Nesse sentido, presencia-se um aumento expressivo do suicídio na população de 14 a 19 anos, o que leva ao questionamento se a morte autoprovocada nessa população teria relação com a especificidade da travessia adolescente, marcada por intenso trabalho psíquico e subjetivo. Além disso, questiona-se sobre a relação entre suicídio juvenil e as novas configurações do laço social contemporâneo. Diante disso, o presente artigo teve como objetivo principal identificar como o suicídio na adolescência vem sendo abordado pela psicanálise na literatura científica. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo; Pepsic; Index Psi e BVS. Foram utilizados os descritores: suicídio AND psicanálise AND adolescência; suicídio AND psicanálise; passagem ao ato AND adolescência e suicídio AND adolescência. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos nacionais publicados em português entre 2017 e 2021 de fundamentação teórica psicanalítica. Foram identificados 796 registros, dos quais 13 se qualificaram nos critérios estabelecidos. Para análise dos dados objetivos, foram utilizados quadros de análises com categorias predefinidas contendo: ano de publicação; revista eletrônica; objetivos, e delineamento metodológico. Após a leitura pormenorizada dos estudos selecionados, as ideias dos autores foram sintetizadas em categorias temáticas definidas a posteriori. Após leitura pormenorizada das produções selecionadas, foram criadas três categorias temáticas e duas subcategorias. As categorias produzidas foram: “A adolescência para a psicanálise”; “O adolescente frente ao mal estar contemporâneo”, com as subcategorias “Família” e “Reflexões sobre a função da Escola em relação ao suicídio adolescente” e por último a categoria “O lugar dos atos e condutas de risco na adolescência contemporânea”, que sintetizaram a ideia dos autores. Concluiu-se que o suicídio na adolescência comporta especifidades que dizem respeito à contemporaneidade e às operações subjetivas e psíquicas próprias desse tempo.
Descrição: DAVID, Lisa Martha Silva. Suicídio na adolescência e psicanálise: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30811
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lisa Martha Silva DavidTCC - Lisa Martha Silva David477.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito166.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.