Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30817
Título: Degradação da oxitetraciclina, via fotocatálise heterogênea, utilizando o dióxido de titânio (TIO2) e radiação uv artificial.
Autor(es): Costa, Isabel Macêdo de Oliveira Martins
Palavras-chave: Tratamento de Efluente
Oxitetraciclina
Dióxido de Titânio
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Isabel Macedo de Oliveira Martins Costa
Resumo: Um fator importante na saúde pública são os problemas de saneamento básico, os quais estão relacionados diretamente com as doenças de veiculação hídrica, além do mais, algumas pesquisas alertam sobre os efeitos adversos de várias substâncias químicas nos ecossistemas aquáticos, por efluentes de origem doméstica. Efluentes lançados nos corpos hídricos sem tratamento, ou provenientes de estações de tratamento com tecnologias ineficientes para redução de substâncias químicas, no mundo todo tem sido reportado a ocorrência de substâncias como antibióticos. Diante do exposto, o trabalho avaliou influências, como pH no qual obteve degradação de 90,31% em pH 7, mais próximo da neutralidade, concentração de TiO2 com degradação de 98% e o número de lâmpadas, no qual se mostrou mais eficaz com as 3 lâmpadas ligadas, resultando em uma degradação de 90%. Os resultados indicam que a oxitetraciclina possui grande potencial de degradação e, portanto, contribui como método viável de tratamento de águas residuarias contendo tais contaminantes.
Descrição: COSTA, Isabel Macedo de Oliveira Martins. Degradação da oxitetraciclina, via fotocatálise heterogênea, utilizando o dióxido de titânio (TiO2) e radiação uv artificial. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30817
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabel Macedo de Oliveira Martins CostaTCC - Isabel Macedo de Oliveira Martins Costa934.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito247.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.