Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30818
Título: Avaliação do uso da vagem da algaroba (Prosopis Juliflora), como adsorvente para a remoção de corantes têxteis, presentes em águas residuárias
Autor(es): Oliveira, Claudiane Felis Carneiro de
Palavras-chave: Algaroba
Adsorção
Planejamento fatorial
Corante
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: A indústria têxtil é um dos setores mais proeminentes no Brasil em termos de geração de empregos, possuindo um significativo impacto socioeconômico. A presença de corantes nos efluentes industriais têxteis pode representar sérios problemas ambientais, pois esses corantes podem ser tóxicos e persistentes no meio ambiente, prejudicando a qualidade da água e afetando a vida aquática. O processo de adsorção se destaca como uma técnica eficaz para remover corantes dos efluentes têxteis. A adsorção envolve a adesão de partículas ou substâncias dissolvidas à superfície de um material adsorvente, que pode ser de origem mineral ou um bioadsorvente de baixo custo. Nesta pesquisa avaliou-se a secagem da vagem da algaroba nas temperaturas 60, 70 e 80ºC, bem como seu potencial como adsorvente natural do corante têxtil sintético. Dentre os modelos utilizados para descrever a cinética de secagem do material, o modelo de Midilli foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais. Por meio de planejamento fatorial do tipo 23 analisou-se a influência da concentração do corante, da massa do adsorvente e do tempo de contato nas variáveis respostas: quantidade de corante adsorvida (QT) e redução da concentração do corante azul de metileno (%RED) onde o modelo para a adsorção de corante foi estatisticamente significativo e preditivo ao nível de confiança de 95% obtendo-se um valor máximo para a quantidade de corante adsorvido de 4,31mg.g-1 e uma porcentagem de redução de corante de até 86,21%. Conclui-se que a vagem da algaroba é um adsorvente promissor na adsorção de corantes têxteis.
Descrição: OLIVEIRA, Claudiane Felis Carneiro de. Avaliação do uso da vagem da algaroba (Prosopis Juliflora), como adsorvente para a remoção de corantes têxteis, presentes em águas residuárias. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30818
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Claudiane Felis Carneiro de OliveiraTCC - Claudiane Felis Carneiro de Oliveira864.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito89.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.