Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30819
Título: Treinamento funcional como método para preparação física de equipe de futsal escolar: um relato de experiência
Autor(es): Martins, Ian Maciel
Palavras-chave: Educação física escolar
Futsal
Preparação física
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho é fruto de experiências adquiridas como treinador principal de uma equipe de Futsal Escolar, preparando-a para a disputa dos Jogos Escolares da Paraíba de 2023. Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas bibliográficas sobre o Treinamento Funcional e a Preparação Física no Futsal e das vivências adquiridas no dia a dia junto à equipe de Futsal da escola ECI Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz. O objetivo do estudo é de apresentar o treinamento funcional como método de treinamento para a preparação física de uma equipe de Futsal. Como recursos, foram empregados: treinos utilizando o próprio peso corporal, exercícios em circuitos com escada de agilidade e cones, além do treinamento com bola. Os treinos eram realizados duas vezes por semana, por um período de dois meses. Foi possível perceber, ao final desse processo, que o Treinamento Funcional é uma ferramenta eficaz, na preparação física de equipes de futsal escolar, dada sua versatilidade, como também a aplicação mesmo com poucos materiais.
Descrição: MARTINS, Ian Maciel. Treinamento funcional como método para preparação física de equipe de futsal escolar: um relato de experiência. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30819
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ian Maciel MartinsTCC - Ian Maciel Martins292.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito237.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.