Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30824
Título: Avaliação da remoção de azul de metileno de efluentes utilizando mesocarpo de laranja como adsorvente natural
Autor(es): Oliveira, Moabe Kevelyn Santos Silva de
Palavras-chave: Efluente têxtil
Corantes
Adsorção
Casca de laranja
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: O Brasil enfrenta desafios significativos na gestão de seus recursos hídricos, apesar da abundância de rios e aquíferos. O crescimento populacional e industrial nas últimas décadas resultou em escassez de água em áreas densamente povoadas, contribuindo para a poluição de águas superficiais e subterrâneas. A indústria têxtil, uma das maiores consumidoras de água, especialmente nas etapas de tinturaria e acabamento, gera efluentes com grande diversidade de produtos químicos. Diante disto, este estudo se propõe a verificar a eficácia das propriedades adsortivas do mesocarpo da laranja seco à luz do sol, em relação ao azul de metileno. Para isso foi utilizando um planejamento fatorial 2³ e analisado a influência da massa de adsorvente, concentração de corante em um meio sintetizado e tempo de contato do efluente com o adsorvente seco, feita análise de varredura do máximo comprimento de onda do efluente estudado, realizado a construção de uma curva de calibração para avaliação da absorbância em relação ao comprimento de onda, feita a preparação do adsorvente e realizados ensaios de adsorção seguindo o planejamento fatorial. Nos resultados as variáveis experimentais se mostraram significativas, atingindo uma adsorção de 4,411 mg de corante por grama de adsorvente seco. Ao explorar os efeitos da massa do adsorvente, concentração da solução e tempo de contato por meio da abordagem de planejamento experimental, foi observado que todas as variáveis independentes foram estatisticamente significativas tanto para quantidade adsorvida quanto para a porcentagem de remoção. Em contraste, a variável de massa do adsorvente revelou um impacto negativo na quantidade de corante adsorvido, corroborando com a relação inversa entre a massa e a adsorção. O tempo de contato, por sua vez, demonstrou um efeito positivo, indicando que um aumento no tempo de interação entre as fases líquida e sólida resulta em uma maior quantidade de corante adsorvido. Os resultados obtidos nas análises indicam que o mesocarpo da laranja é capaz de adsorver eficientemente o corante azul de metileno, demonstrando seu potencial como uma alternativa viável e sustentável para a remoção de corantes de efluentes industriais podendo chegar a uma remoção de 81,52% em 20 min. Ao fim do estudo observou-se que a utilização deste adsorvente natural se mostrou satisfatória com base nos dados obtidos, corroborando com dados de remoção de azul de metileno disponíveis na literatura.
Descrição: OLIVEIRA, Moabe Kevelyn Santos Silva de. Avaliação da remoção de azul de metileno de efluentes utilizando mesocarpo de laranja como adsorvente natural. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30824
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Moabe Kevelyn Santos Silva de OliveiraTCC - Moabe Kevelyn Santos Silva de Oliveira5.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito275.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.