Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30825
Título: Impacto da técnica "Floc and Sink" na estrutura taxonômica e funcional da comunidade zooplanctônica de reservatório eutrófico da região semiárida
Autor(es): Nascimento, Laissa Lima do
Palavras-chave: Eutrofização
Geoengenharia
Restauração
Zooplâncton
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: Técnicas de geoengenharia têm sido utilizadas para mitigar a eutrofização, reduzindo portanto as concentrações de fósforo e cianobactérias nos ecossistemas aquáticos. No entanto, ainda não é claro quais efeitos os materiais utilizados nessas técnicas podem causar nos organismos que não são alvo, como aqueles da comunidade zooplanctônica. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar experimentalmente os efeitos da aplicação de materiais utilizados na técnica “Floc and Sink” sobre a comunidade zooplanctônica. Temos como hipóteses que (i) a aplicação de materiais utilizados na técnica “Floc and Sink” causam remoção de espécies do zooplâncton da coluna d’água; mas que (ii) os organismos maiores, de maior biomassa e com maior mobilidade são mais resistentes à sedimentação. Foram coletadas amostras de água do reservatório Argemiro de Figueirêdo, localizado na região semiárida do estado da Paraíba-Brasil, em agosto de 2021. Os ensaios de “Floc and Sink” foram realizados em laboratório utilizando como unidades experimentais aquários que foram preenchidos com água e organismos zooplanctônicos do reservatório. Os ensaios de “Floc and Sink” foram realizados em triplicata, com os coagulantes policloreto de alumínio (PAC) e sulfato de alumínio (SUL) e a bentonita modificada com lantânio (BML), isolados e combinados, assim, os tratamentos foram atribuídos da seguinte forma: Controle (sem adição dos materiais); PAC; SUL; BML; PAC+BML e SUL+BML. Amostragens para análise das concentrações de fósforo total, fósforo solúvel reativo, biomassa algal (clorofila-a) e da estrutura taxonômica e funcional da comunidade zooplanctônica foram realizadas após 2h, 96h e 192h. Antes da aplicação dos materiais a comunidade zooplanctônica era composta principalmente por náuplios, copépodas cyclopoidas adultos e copepoditos. Os coagulantes PAC e SUL, de forma isolada, mostraram eficiência na redução de PT, SRP e biomassa algal, e tiveram as menores alterações na biomassa e composição funcional da comunidade zooplanctônica. Por outro lado, a BML apresentou menor eficiência de remoção da biomassa algal e promoveu reduções significativas na biomassa do zooplâncton, bem como alterações na composição funcional da comunidade, ou seja, diminuição do peso seco médio e comprimento das espécies. O uso combinado dos coagulantes com a argila modificada com lantânio também mostrou eficiência de remoção semelhante ao uso isolado dos coagulantes, no entanto, mostrou efeitos na redução da biomassa do zooplâncton. Esses resultados têm implicações importantes para o manejo e restauração de sistemas eutrofizados, visto que os coagulantes sozinhos foram mais eficientes que o uso combinado com a argila, com menores impactos para a comunidade zooplanctônica.
Descrição: NASCIMENTO, Laissa Lima do. Impacto da Técnica "Floc and Sink" na estrutura taxonômica e funcional da comunidade zooplanctônica de reservatório eutrófico da região semiárida. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30825
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laissa Lima do NascimentoTCC - Laissa Lima do Nascimento765.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito238.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.