Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30832
Título: Avaliação da qualidade da água em ambiente escolar do interior da Paraíba.
Autor(es): Barbosa, Annely Gianni Aragão
Palavras-chave: Qualidade da água
Ambiente escolar
Química
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: A escassez de água e os problemas relacionados ao abastecimento afetam uma parcela significativa da população global. Muitas pessoas não têm acesso a água tratada, e mesmo quando têm, a qualidade do tratamento pode ser inadequada, não atendendo aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Esse cenário é particularmente desafiador em cidades pequenas e carentes de infraestrutura, onde os moradores enfrentam dificuldades significativas para obter água de qualidade adequada para o consumo humano. Este estudo teve como objetivo a avaliação da qualidade da água utilizada em uma escola pública no Distrito de Santa Terezinha, Município de Massaranduba, Paraíba. Para alcançar esse objetivo, uma metodologia estruturada foi desenvolvida, compreendendo várias etapas fundamentais: visita inicial com o propósito de reconhecer o ambiente em que a água é consumida, coleta de amostras de água em locais predefinidos, realização de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas e, por fim consolidação dos resultados com as normativas vigentes. As análises químicas e físico químicas revelaram que a água na escola atende aos requisitos de potabilidade estabelecidos, fornecendo uma garantia de que os parâmetros críticos estão dentro dos limites aceitáveis. No entanto, as análises microbiológicas revelaram uma preocupação com a presença de coliformes totais em amostras coletadas no balde de armazenamento e no filtro da cozinha da unidade I, como também nos filtros de barro que servem às crianças menores em duas salas de aula. A partir dos resultados, em contribuição à gestão escolar foi destacada a necessidade de intensificar os cuidados no manuseio e limpeza mais frequentes dos filtros e caixas d'água. Deixando claro a importância da manutenção preventiva para garantir que a água tratada recebida na unidade escolar permaneça com qualidade para uso direto, mesmo após o armazenamento. Isso não apenas promoverá uma condição de preservação da saúde de alunos, professores e demais colaboradores, mas também ajudará a disseminar para além dos muros escolares atitudes de cuidado na guarda de água e no consumo de fontes não confiáveis, eventos comuns em pequenas comunidades rurais.
Descrição: BARBOSA, Annely Gianni Aragão. Avaliação da qualidade da água em ambiente escolar do interior da Paraíba. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30832
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Annely Gianni Aragão BarbosaTCC - Annely Gianni Aragão Barbosa472.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito106.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.