Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30834
Título: Modelagem espacial aplicado ao Índice de desenvolvimento humano dos municípios do estado de Goiás
Autor(es): Araujo, Marcela Silva de
Palavras-chave: Dados de área
Análise espacial
Diversidade demográfica
Métodos
Data do documento: 6-Dez-2023
Resumo: Este trabalho concentra-se na aplicação da análise estatística espacial a um tipo distinto de dados: dados de área no estado de Goiás, uma unidade federativa caracterizada por sua vasta extensão territorial no Brasil. Com seus 246 municípios e densidade demográfica de aproximadamente 17,65 pessoas por quilômetro quadrado, Goiás exibe uma notável diversidade demográfica e geográfica, intensificada pela migração de pessoas de outras regiões do país. A análise espacial sob o enfoque de dados de área, representa eventos como polígonos em setores censitários. Nesse contexto, analisaremos a aplicação desses métodos para revelar padrões e relações significativas em dados geográficos do estado. Ao examinar dados específicos, como os fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2010, foi possível identificar padrões cruciais, como a variação significativa do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios em Goiás, evidenciando desafios e oportunidades regionais.
Descrição: ARAUJO, Marcela Silva de. Modelagem espacial aplicado ao índice de desenvolvimento humano dos municípios do estado de Goiás. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30834
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcela Silva de AraujoTCC - Marcela Silva de Araujo2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito819.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.