Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30835
Título: Uso do modelo de machine learning para predizer propriedades reológicas de fluidos argilosos
Autor(es): Souza, João Vitor Andrade Alves de
Palavras-chave: aprendizado de máquina
superfície resposta
coeficiente de determinação
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: A argila é um material composto em sua base por argilominerais é versátil e usada em cosméticos, na contrução civil, em casas sustentáveis, artesanatos. Essencial na engenharia de petróleo, atua como base para fluidos duráveis tem origem através de erosões natural de rochas, sendo usada de diversas formas, assim tendo uma mistura flexível de compostos como barro, areia e lodo. Sua maleabilidade permite melhorias, incluindo o uso de materiais como composições de fluidos a base de argila, variando a concentração de Goma Xantana, Carboximeltilcelulose e lubrificante, submetidos a diferentes temperaturas de envelhecimento. Assim aplicando-se algoritmo de Machine Learning para predizer como as variáveis irão se comportar no ajuste do modelo. A implementação de técnicas de aprendizagem de máquinas mostra uma vasta gama de avaços significativos para compreensão dos estudo. Diante disso, foram comparados dois modelos estatístico o primeiro de Análise de Superfície de Resposta e o segundo de Machine Learning, sendo utilizados como comparativo a métrica de coeficiente de determinação (R2), os resultados das variáveis respostas tanto para VA(cP) Viscosidade Aparente em ML (0, 99999998) e SR (88, 86), como para VP(cP) Viscosidade Plástica em ML (0, 99999985) e SR(86, 22), o resultado apresentados em Machine Learning mostraram ter sido melhores, pois apresentaram valores mais próximo de 1, indicando um melhor ajuste do modelo.
Descrição: SOUZA, João Vitor Andrade Alves de. Uso do modelo de machine learning para predizer propriedades reológicas de fluidos argilosos. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30835
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Vitor Andrade Alves de Souza.pdfTCC - João Vitor Andrade Alves de Souza1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito189.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.