Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30846
Título: Influência da rotação dos pés no treinamento da musculatura posterior da coxa
Autor(es): Leão, Thales Vinícius Castro Bezerra de Melo
Palavras-chave: Educação Física
Desenvolvimento mecânico
Atividade muscular
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as possibilidades inerentes a prática de determinados exercícios sob a influência da posição dos pés para a ativação das musculaturas do posterior de coxa. Alguns dos passos tomados para alcançar este objetivo foram a análise biomecânica de determinados movimentos que usualmente são utilizados para treinar as musculaturas do posterior de coxa (bíceps femoral, semimembranoso e semitendinoso), a exemplo de: flexão de joelhos e extensão de quadril, bem como, investigar alterações nas atividades musculares com os pés em posição neutra, rotação interna e rotação externa. Para isso, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a rotação dos pés no treino de posterior de coxa e sua correlação com as musculaturas. Ademais, o incremento de uma vida fisicamente ativa na vida das pessoas é uma realidade que está cada vez mais presente nos dias de hoje, e os resultados das análises de dados reforçam e atestam a necessidade de se fazer presente estudos com enfoque no desenvolvimento mecânico e aprimoramento de técnicas em determinados exercícios. Portanto, a posição dos pés se tornaram uma opção vantajosa para se exigir mais de determinado grupamento muscular, com destaque para os posteriores de coxa. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a posição dos pés representa uma influência na ativação de determinada porção muscular dos isquiotibiais, podendo auxiliar assim no processo hipertrófico.
Descrição: LEÃO, Thales. Influência da rotação dos pés no treinamento da musculatura posterior da coxa. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30846
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thales Vinicius Castro Bezerra de Melo Leão.pdfTCC - Thales Vinicius Castro Bezerra de Melo Leão549.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito507.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.