Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30854
Título: Respostas de cepas da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii a diferentes níveis de nutrientes refletem plasticidade fenotípica?
Autor(es): Nery, Aline Maria Bezerra
Palavras-chave: Cianobactérias nocivas
Eutrofização
Saxitoxina
Cilindropermopsina
Data do documento: 27-Out-2023
Resumo: Florações de Raphidiopsis raciborskii têm intensificado devido ao aumento de eutrofização dos corpos aquáticos e mudanças climáticas. Contudo, a grande expansão e sucesso dessa espécie também vem sendo associada à sua plasticidade fenotípica. Assim compreender variações intraespecíficas de R. raciborskii em diferentes condições e níveis nutricionais é necessário, pois auxilia no entendimento da ecologia da espécie, e como esses fatores que favorecem sua expansão. Temos como objetivo avaliar a variação intraespecífica de cepas da cianobactéria R. raciborskii produtoras de saxitoxina e cilindrospermopsina em diferentes condições e níveis nutricionais. As hipóteses testadas foram: (i) o aumento de nutrientes, promoverá aumento nas repostas fisiológicas em ambas as cepas de R. raciborskii, (ii) variações intraespecíficas as mudanças nutricionais refletem a plasticidade fenotípica da espécie, em que a cepa produtora de saxitoxina (SXT) apresentará melhores respostas fisiológicas do que a cepa produtora de cilindrospermopsina (CYN) em condições de altas e baixas concentrações de nutrientes. As cepas foram expostas a cinco condições nutricionais, de alto nitrogênio (N+) e fósforo (P+) e baixo nitrogênio (N-) e fósforo (P-), tendo o meio ASM-1 sem modificações como condição controle (C), na temperatura de 25 ºC, considerada ótima para o crescimento da espécie. Para verificar diferenças significativas nas concentrações de clorofila-a, taxas de crescimento, atividade fotossintética (Fv/Fm) e densidade de heterócitos, das cepas em diferentes condições de nutrientes foram realizadas Análises de variância de dois fatores (ANOVA axb). Nossos resultados mostraram variações intraespecíficas entre as cepas nos diferentes níveis de nutrientes, onde a cepa produtora de saxitoxina apresentou um maior destaque em sua taxa de crescimento, biomassa e taxa fotossintética, em N+, P+ e P-, em relação a cepa produtora de cilindrospermopsina, e a densidade de heterócitos não foram observadas diferenças significativas em ambas as cepas. Observados altas biomassas nas condições enriquecidas de nitrogênio, fósforo, e limitação de fósforo garante o sucesso da espécie, contudo foram observadas limitações em baixas concentrações de N+. Além disso, o resultado da limitação de fósforo não afetou o crescimento das cepas, indicando uma dificuldade no controle da espécie, sendo necessário o controle duplo de nutrientes para mitigar as florações de R. raciborskii.
Descrição: NERY, Aline Maria Bezerra. Respostas de cepas da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii a diferentes níveis de nutrientes refletem plasticidade fenotípica? 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30854
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Maria Bezerra NeryTCC - Aline Maria Bezerra Nery877.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito298.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.