Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30884
Título: Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições da especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF)
Autor(es): Macena, Roberta Luciana de
Palavras-chave: Educação física escolar
Prática docente
Especialização
Data do documento: 12-Jun-2023
Resumo: O presente estudo entrelaça uma seleção de fios que contribuíram para a construção da minha identidade docente e discute sobre as contribuições da pós-graduação na minha prática enquanto professora de Educação Física escolar da rede pública de ensino, com o objetivo de refletir, a partir do método narrativo, sobre experiências de práticas pedagógicas da/na Educação Física escolar, em diálogo com contribuições formativas do curso de especialização em Educação Física Escolar da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, em que os dois principais fios foram o da especialização em Educação Física Escolar e o da minha prática docente, fios estes que dialogam com as vivências trazidas desde a infância. A análise dos dados foi de cunho crítico-reflexivo e interpretativo, com base nas memórias e na leitura do diário de campo e amparou-se, também, em uma perspectiva dialógica do discurso, que enfatiza a importância do saber da experiência enquanto ato responsável e responsivo. Os resultados apresentados versam sobre saberes vivenciados durante os módulos da especialização e que se fizeram presentes na minha prática docente durante o espaço temporal do curso, a exemplo da mostra de conhecimentos sobre/através do corpo, que teve o objetivo de disseminar as possibilidades de intervenções por meio das aulas de Educação Física e diminuir os preconceitos que são direcionados à essa disciplina. Através desse estudo foi possível concluir que, por meio do movimento de reflexão, é possível vislumbrar novas possibilidades de atuação e disseminar uma cultura de responsabilidade no âmbito da educação, e que a pesquisa narrativa pode ser uma grande aliada para disseminar esses saberes, tendo em vista que, esse tipo de escrita traz um conhecimento singular, resultado de um processo dialógico de ressignificação do fazer docente.
Descrição: MACENA, Roberta. Tecituras do fazer docente: experiências e contribuições do curso de especialização em Educação Física escolar (UEPB/DEF). 2023. 37 p. Monografia (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30884
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Roberta Luciana de Macena.pdfTCC - Roberta Luciana de Macena1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito311.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.