Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30887
Título: As serpentes na percepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Soledade - PB
Autor(es): Cunha, Lucas Ramos
Palavras-chave: Educação ambiental
Biologia
Herpetologia
Data do documento: 14-Dez-2023
Resumo: O presente estudo verificou a percepção ambiental de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Soledade-PB, com relação às serpentes, além de realizar processo de sensibilização ambiental por meio de palestra e exposição de um animal vivo. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada de acordo com o seguinte percurso metodológico: levantamento bibliográfico para construção da base teórica a respeito do tema; aplicação de questionário semiestruturado (préteste); ações de educação ambiental (palestras e interação com uma serpente) e aplicação de questionário (pós-teste), a fim de verificar a construção da aprendizagem. Os dados de percepção ambiental mostraram que 64% dos estudantes ainda não tinham estudado sobre as serpentes, e, de modo geral, desconheciam aspectos distintivos desses animais, uma vez que 90% acreditavam que todas as serpentes eram peçonhentas. Verificou-se que esses animais ainda estão presentes de forma negativa no imaginário de grande parte dos entrevistados, com predominância de sentimentos como medo e nojo, tanto por parte dos estudantes como de seus familiares. A relação entre os mesmos também se mostrou conflituosa, com 25% dos entrevistados declarando, inicialmente, a intenção de matar as serpentes. Entretanto, após o processo de sensibilização ambiental, observou-se o impacto positivo das ações educativas, evidenciando uma transformação nas concepções e atitudes dos estudantes em relação a esses animais, com aumento do interesse (49,7%) e curiosidade (44,7%) sobre o assunto. Além disso, 78,6% adquiriram uma compreensão mais clara da importância das serpentes para o meio ambiente, indicando o impacto positivo e informativo da educação ambiental. Sendo assim, acredita-se que a pesquisa desenvolvida atingiu seu objetivo, evidenciando que a educação ambiental, trabalhada desde as séries iniciais, contribui na formação de cidadãos conscientes, crítico-reflexivos e responsáveis com a causa ambiental e com a conservação dos ecossistemas e dos seres vivos.
Descrição: CUNHA, Lucas Ramos. As serpentes na percepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Soledade - PB. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30887
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Ramos CunhaTCC - Lucas Ramos Cunha1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito197.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.