Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30888
Título: Interpretação de um modelo XGBOOST para previsão de UTI por valor de SHAP e comparação com os parâmetros do modelo de regressão logística
Autor(es): Silva, Luan Francisco da
Palavras-chave: Valor de SHAP
MLG e SHAP
Interpretação de aprendizado de máquina
Data do documento: 7-Dez-2023
Resumo: Os MLG são soluções para modelos lineares quando se tem impasses quanto as pressuposições necessárias para tal, como linearidade dos parâmetros e normalidade nos resíduos, ou ainda, problemas caracterizados no conjunto de dados, como valores de contagem, respostas binárias ou excesso de zeros, que corroboram para baixa qualidade no ajuste e, consequentemente, na interpretabilidade dos coeficientes. Esta teoria apresenta um leque de soluções sem perda da capacidade inferencial de um modelo linear. O uso da teoria de SHAP, nos permite obter informações sobre a importância de cada recurso (variável) no modelo de aprendizado de máquina, sob aspectos de comparação entre elas e de ranqueamento das mesmas. O principal objetivo deste trabalho foi fazer comparações entre esses dois tipos de interpretação, respeitando o fato de que são diferentes tipos de abordagem. Foi mostrado que a contribuição para o preditor linear e a contribuição dos valores de SHAP à probabilidade logarítmica, podem ser parecidas se considerarmos um contexto de efeito geral numa análise descritiva e de interpretação, visto que, sob certos aspectos, há variáveis ou recursos que possuem a mesma importância em ambos os modelos, mas que diferem em termos de direção, pois podem impactar tanto positivamente, quanto negativamente. As variáveis FADIGA, CARDIOPATI e HOSPITAL, são exemplos deste caso, já que no efeito geral, são parecidas em ambos os modelos. Apesar disso, a desproporcionalidade no impacto da variável HOSPITAL influencia muito na precisão do modelo de aprendizado de maquina, tornando-o um modelo com baixa capacidade de predizer a internação na UTI quando isto seria o correto.
Descrição: SILVA, Luan Francisco da. Interpretação de um modelo XGBOOST para previsão de UTI por valor de SHAP e comparação com os parâmetros do modelo de regressão logística. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30888
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luan Francisco da Silva.pdfTCC - Luan Francisco da Silva1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito185.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.