Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30897
Título: | Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia |
Autor(es): | Vasconcelos, Yuri Aniel dos Santos |
Palavras-chave: | Plantas medicinais Funções orgânicas Ensino remoto Química orgânica |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Resumo: | O uso de temas geradores tem como princípio a contextualização, ou seja, de um assunto presente no cotidiano dos discentes e do educador, diante disto as plantas medicinais é uma temática bastante presente no cotidiano das pessoas, logo podem ser utilizadas como um tema gerador visando assim, amenizar os danos causados a educação durante o ensino remoto causado pela pandemia da covid-19. Pensando nisto o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para contextualizar o ensino remoto de funções orgânicas tendo como público alvo alunos do o último ano do ensino médio de uma escola pública, utilizando-se das plantas medicinais como uma abordagem temática. A execução da proposta foi conduzida via google meet onde inicialmente foi aplicado um questionário a fim de coletar dados do conhecimento prévio dos alunos sobre plantas medicinais. A partir destas informações foram desenvolvidas oficina temáticas de funções orgânicas tomando como eixo as plantas medicinais, já conhecidas pelos alunos, e os seus princípios ativos, ao fim das oficinas foram aplicados quizzes avaliativos verificando uma evolução significativa do aprendizado dos alunos sobre o tema. Ao final do desenvolvimento de toda a sequência didática proposta, realizou-se a aplicação de um questionário de avaliação da metodologia utilizada, a qual foi avaliada positivamente por mais de 90% da turma. A proposta tornou o aprendizado de Química orgânica ainda mais empolgante, contextualizado e interdisciplinar, onde 92% da turma respondeu de forma positiva a metodologia aplicada, minimizando assim os danos causados ao ensino de ciências num contexto de carga horaria reduzida e ensino remoto. |
Descrição: | VASCONCELOS, Yuri Aniel dos Santos. Plantas medicinais como tema gerador no ensino de funções oxigenadas durante a pandemia. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30897 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos | TCC - Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 214.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.