Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30903
Título: Brioflora urbana: uma análise florística em campina grande, paraíba
Autor(es): Ramos, Tailson Verenilson
Palavras-chave: Briófitas
Áreas antrópicas
Bioindicação
Áreas perturbadas
Data do documento: 14-Dez-2023
Resumo: As briófitas, segundo filo de plantas terrestres em termos de riqueza específica, são vegetais de preferência por locais úmidos, no qual a água é essencial ao seu desenvolvimento, metabolismo e reprodução. No entanto, podem tolerar condições ambientais extremas, ocorrendo desde os polos até os trópicos, sendo componentes importantes nos mais diversos ecossistemas, apresentando fortes relações funcionais com os processos ambientais locais. As birófitas incluem-se em centros urbanos mostrando relativa diversidade de espécies, e, no entanto, ainda são pouco estudadas nestas áreas. O presente trabalho objetivou realizar o levantamento de briófitas na área urbana de Campina Grande – PB, correlacionando seu potencial bioindicador com o nível de antropização das áreas. As coletas foram realizadas entre os meses de agosto e setembro de 2023 nos campi da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O tratamento do material botânico, identificação e herborização, ocorreu no Laboratório de Briófitas (LABRIO – UEPB), seguindo as regras usuais para a briologia. Foram coletadas 103 amostras, sendo identificadas 19 espécies de briófitas distribuídas em 15 gêneros e dez famílias, entre as quais assinala-se cinco novos registros para o estado da Paraíba: Splachnobryum obtusum (Brid.) Mull. Hall., Weissia controversa Hedw., Plaubelia sprengelii (Schwagr.) R. H. Zander, Bryum radiculosum Brid. e Myriocoleopsis minutissima subsp. myriocarpa (Nees & Mont.) R. L. Zhu et al. A família de maior riqueza específica foi Pottiaceae entre os musgos e Lejeuneaceae para as hepáticas. As espécies mais frequentes foram Bryum argenteum Hedw., Hyophila involuta (Hook.) A. Jaeger e Frullania ericoides (Nees) Mont. O grupo briocenológico mais representativo foi terrícola. Quanto às formas de vida, predominou tufo. Musgos acrocárpicos dominaram, totalizando 80% das espécies. A análise dos grupos ecológicos revela que a brioflora da área estudada é predominantemente generalista, com elementos umbrófilos e fotófilos, com uma composição florística relativamente alta. É notória a frequente presença de espécies comuns a ambientes urbanos e perturbados, majoritariamente generalistas, tolerantes às perturbações do ambiente. Os estudos de brioflora urbana mostram um panorama interessante das condições ambientais destes espaços, sendo possível fazer inferências sobre a qualidade e preservação ambiental, levando em consideração o caráter bioindicador das briófitas.
Descrição: RAMOS, Tailson Verenilson. Brioflora urbana: uma análise florística em Campina Grande, Paraíba. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30903
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tailson Verenilson Ramos.pdfTCC - Tailson Verenilson Ramos1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito212.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.