Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30923
Título: Avaliação da atividade antibacteriana de uma bactéria láctica potencialmente probiótica frente a importantes indicadores de contaminação em alimentos
Autor(es): Santos, Vanderlania do Nascimento
Palavras-chave: Bioconservantes
Ensaio in vitro
Limosilactobacillus mucosae
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Probióticos são definidos como “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício de saúde no hospedeiro”. Esses microrganismos também podem contribuir para a biopreservação dos alimentos, melhorando a segurança alimentar, por meio da inibição de microrganismos deteriorantes e patogênicos através da produção de metabólitos primários e/ou secundários. O presente estudo avaliou a atividade antimicrobiana de uma cultura nativa potencialmente probiótica de Limosilactobacillus mucosae CNPC007 frente a importantes indicadores de contaminação em alimentos. Foram utilizados o sobrenadante (S), sobrenadantes de neutralizado (SN) e o inóculo com o cultivo de células (I) da cultura L. mucosae em caldo de Man Rogosa Sharpe (MRS) para a determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) frente às cepas referência Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Salmonella enterica subsp. enterica serovar Typhimurium ATCC 14028, assim como a um isolado clínico de Escherichia coli. Utilizou-se o método de microdiluição em microplacas para a determinação da CIM, com concentrações de 50% a 3,12% de S, SN e I. Foram adicionadas as suspensões dos indicadores de contaminação a uma concentração de 105 UFC/100 L em cada poço e as microplacas foram incubadas por 24 h a 35 ± 2 ºC. Para a determinação da CBM foram retiradas alíquotas de 10 μL de cada um dos poços contendo S, SN e I nas concentrações de 50% a 6,25% e foram inoculadas em placas de Petri e incubadas a 35 ± 2 ºC por 48 h. Nos testes de CIM, o S foi capaz de inibir a multiplicação de todos os indicadores na concentração de 12,5%, o SN não apresentou atividade inibitória e, devido a limitações do método, não foi possível determinar a CIM do I. Já na avaliação da CBM, o S e I eliminam toda a população de S. enterica e E. coli, porém, não foram capazes de eliminar toda população de S. aureus, enquanto que o SN não apresentou atividade bactericida. Desse modo, a cepa L. mucosae CNPC007 em caldo MRS e seu sobrenadante não neutralizado demonstraram capacidade bacteriostática e bactericida frente aos indicadores de contaminação estudados in vitro, podendo ser promissora como conservante natural para o setor de alimentos.
Descrição: SANTOS, Vanderlania do Nascimento. Avaliação da atividade antibacteriana de uma bactéria láctica potencialmente probiótica frente a importantes indicadores de contaminação em alimentos. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30923
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanderlania do Nascimento SantosTCC - Vanderlania do Nascimento Santos4.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito733.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.