Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30924
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas remotas de ciências naturais durante o período pandêmico da COVID-19
Autor(es): Pereira, Viviane Rufino
Palavras-chave: Aulas remotas
Tecnologias da informação
COVID-19
Pandemia
Data do documento: 20-Jun-2023
Resumo: Este artigo é uma investigação bibliográfica e documental que tem como objetivo apresentar alguns conceitos atuais sobre as metodologias ativas e as Tecnologias da Informação e Comunicação, como também destacar a importância do uso delas durante o período pandêmico, identificar prováveis dificuldades enfrentadas pelos professores ao manusearem essas ferramentas e refletir sobre as possíveis adversi- dades encontradas no processo de ensino aprendizagem dos professores na sala de aula. Durante a exploração bibliográfica foi possível observar como diversos autores tratam o tema sob diferentes enfoques e aspectos, dentre eles Catanante, Campos e Loiola (2020), Sousa, Moita e Carvalho (2011), Bacich e Moran (2018). A temática desta pesquisa é de grande importância para a identificação e superação das difi- culdades do ensino remoto durante este período; observou-se que os desafios maio- res a serem vencidos foram a desmotivação dos alunos, a falta da relação/interação entre professor-aluno, a ausência de acompanhamento dos pais, a adaptação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e fatores socioeconômicos.
Descrição: PEREIRA, Viviane Rufino. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas remotas de ciências naturais durante o período pandêmico da COVID-19. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30924
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Viviane Rufino de Menezes.pdfTCC - Viviane Rufino de Menezes363.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito..pdfTermo de Deposito256.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.