Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30938
Título: Impactos da poluição marinha por microplásticos em anêmonas-do-mar: uma revisão da literatura
Autor(es): Batista, Kamila Amanda da Silva
Palavras-chave: Poluição antropogênica
Polímeros
Anêmonas-do-mar
Microplásticos
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Os polímeros plásticos são macromoléculas complexas que possuem características típicas que incluem fluidez, quando aquecidas, e solidez em temperatura ambiente, o que resulta em facilidade de manuseio, durabilidade e bom custo-benefício para diversos setores da sociedade. Após o desenvolvimento dos primeiros polímeros e o início da era dos plásticos, a quantidade de materiais poliméricos produzidos cresceu constantemente e estima-se que mais de 360 milhões de toneladas de plásticos já foram produzidas no mundo. Os microplásticos, representados por diminutas partículas plásticas de elevada capacidade dispersiva, constituem uma grande preocupação ambiental na atualidade, principalmente no ambiente marinho. Dados relatam a presença de microplásticos nos mais diversos ambientes oceânicos, incluindo sedimentos de areia, manguezais, recifes de corais e regiões insulares. Tais poluentes representam uma ameaça ao ecossistema marinho devido às suas características físico-químicas, que incluem fixação e dispersão de contaminantes biológicos; liberação de substâncias tóxicas durante a degradação dos polímeros e acumulação na cadeia alimentar por ingestão acidental ou por ingestão de presas previamente contaminadas. Dentre os animais marinhos que estão sujeitos à ação deletéria dos microplásticos estão as anêmonas, cnidários antozoários que vivem fixados em diversos substratos marinhos. Suas características fisiológicas e metabólicas, juntamente com a nítida influência que sofrem com alterações ambientais, tornam as anêmonas importantes indicadores de poluição marinha. Nesse contexto, diversos estudos demonstram a ingestão de microplásticos por anêmonas, que ocorre tanto de modo direta ou por consumo de presas contaminadas. Há registros que as anêmonas que ingerem tais poluentes têm prejuízo nas relações simbióticas com outros organismos marinhos, além do relato de alterações no comportamento alimentar. Sendo assim, a partir dos artigos analisados foi possível concluir que os microplásticos são importantes poluentes marinhos que podem acarretar efeitos nocivos no ciclo de vida das anêmonas. Por fim, mais estudos são necessários para avaliar com maior detalhamento os possíveis impactos negativos desse tipo de poluição no ambiente marinho e sobre as anêmonas.
Descrição: BATISTA, K. A. da S. Impactos da poluição marinha por microplásticos em anêmonas-do-mar: uma revisão da literatura. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30938
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kamila Amanda da Silva BatistaTCC - Kamila Amanda da Silva Batista616.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito245.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.