Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3097
Título: A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt
Autor(es): Veloso, Taciano Vieira
Palavras-chave: Práticas Docentes
Práticas Educativas
Métodos de Ensino
Redemocratização do País
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da construção do profissional professor de História na visão das historiadoras Selva Guimarães e Circe Bittencourt. O desenvolvimento do trabalho vai mostrar como a disciplina História perdeu seu espaço durante a ditadura militar pós-64, onde os interesses do governo era ter uma disciplina formadora de conceitos civis e patrióticos e retirando da disciplina História sua importância e impondo os Estudos Sociais. Conseqüentemente a carga disciplinar de História sai da grade curricular das escolas primária e ginasiais nas décadas de 60 e 70 e meados dos anos 80. Com o processo de democratização melhorias na sociedade e na educação estavam na pauta de reivindicações, bem como o valor do professor de História. Com isso a aprovação de Leis Constitucionais e reformas da base da educação reacenderam a volta da disciplina História como autônoma e por conseqüente a autonomia dos professores por melhoras nas esferas escolares e na sociedade. O professor ganhou força na elaboração dos currículos e com avanços tecnológicos televisivo, imprenso e virtual impulsionou as reformas necessária da disciplina História no século XXI.
Descrição: Veloso, T. V. A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3097
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciano Vieira Veloso.pdfTaciano Vieira Veloso447.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.