Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Kliandra de Almeida Galdino-
dc.date.accessioned2024-02-06T15:02:04Z-
dc.date.available2024-02-06T15:02:04Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.otherCDD 351-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30970-
dc.descriptionCARVALHO, Kliandra de Almeida Galdino. Ensino remoto e a pandemia da COVID-19: a experiência da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante da interrupção das atividades acadêmicas na rede de ensino mundial devido à pandemia da COVID-19, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) necessitou implantar o ensino remoto como meio temporário de continuidade das atividades acadêmicas. Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias adotadas pela UEPB para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no período da pandemia da COVID-19. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, cujo embasamento teórico foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados pesquisa documental e entrevistas estruturadas realizadas com personagens legítimos, conhecedores e pertencentes desta história, que foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se a descrição minuciosa documental das ações e estratégias adotadas pela UEPB desde a interrupção das atividades acadêmicas até o retorno das atividades presenciais. Também foram relatados os desafios enfrentados a exemplo da resistência cultural de docentes, das adversidades socioeconômicas dos estudantes e da falta de capacitação tecnológica dos docentes e discentes. Como experiências negativas destaca-se a perda de vidas, a falta de estrutura física adequada para a aprendizagem e o aumento da evasão dos estudantes. Contudo, houve experiências positivas como a valorização do processo democrático no âmbito da UEPB, a inclusão de todos os estudantes através da criação do Programa do Auxílio Conectividade, o estímulo ao uso de ferramentas tecnológicas e o fomento do ensino híbrido, que se apresenta como tendência a se consolidar no mundo pós-pandemia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Ms. Allan Carlos Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAdministração Pública.pt_BR
dc.subjectEnsino remoto.pt_BR
dc.subjectCOVID-19.pt_BR
dc.subjectUEPB.pt_BR
dc.title07122023Ensino remoto e a pandemia da Covid-19: a experiência da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kliandra de Almeida Galdino Carvalho.pdfPDF - Kliandra de Almeida Galdino Carvalho655.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito584.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.