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dc.contributor.authorQueiroz, Sthefany Alvares-
dc.date.accessioned2024-02-21T12:45:19Z-
dc.date.available2024-02-21T12:45:19Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.otherCDD 378-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31005-
dc.descriptionQUEIROZ, Sthefany Alvares. Plano estadual de educação do estado da Paraíba: uma análise comparativa dos indicadores da UEPB e UFCG. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Plano Estadual de Educação da Paraíba (PEE/PB) caracteriza-se como um importante instrumento de mensuração, avaliação e controle. Este documento baseia-se nas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), e foi constituído através de um processo democrático e participativo de diferentes setores da sociedade visando discutir planos e definir metas e estratégias para as etapas, níveis e modalidades de ensino para o período decenal de 2015 à 2025. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise comparativa sobre cumprimento das metas 20,21 e 22 do PEE da Paraíba, em duas instituições públicas de Ensino Superior do estado: a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, é foco do artigo relacionar os dados obtidos com a administração política, campo do conhecimento que busca compreender a gestão das relações sociais, no qual assume um caráter crítico e analítico. Para operacionalização do estudo, foram realizadas pesquisas documentais em relatórios de gestão das instituições referidas e foi realizado um levantamento bibliográfico referente à Administração Política. Os resultados encontrados nos dão conta que a UEPB e a UFCG estão em busca de cumprir as metas estabelecidas para o ensino superior do plano. Ambas instituições estão com um desempenho semelhantes. No que diz respeito a meta 20, a UFCG possui um total de matriculados superior a UEPB. Não foi possível realizar uma análise completa com relação a meta 21, visto que a partir do ano de 2018 os dados referentes a titulação dos docentes não ficaram claros nos Relatórios de Gestão da UFCG. Referente a meta 22, os dados obtidos sobre o número de matrículas na Pós Graduação Stricto Sensu apontam que a UFCG destaca-se, em um somatório deste quantitativo nos anos analisados, pois a mesma está à frente com 1.061 matriculas ao comparar com a UEPB. Em conformidade, observa-se a necessidade de revisão das metas do Plano, em virtude dos impactos causados pela pandemia do COVID-19 que prejudicou o desempenho das instituições em virtude das paralisações ocasionadas nesse período. Contudo, ainda que neste cenário atípico as instituições buscaram cumprir as metas destinadas ao Ensino Superior e isto vem refletindo no alcance e na qualidade da educação superior ofertada pela a UEPB e UFCG.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Geraldo Medeiros Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPlano Estadual de Educação da Paraíbapt_BR
dc.subjectAdministração políticapt_BR
dc.titlePlano estadual de educação do estado da Paraíba: uma análise comparativa dos indicadores da UEPB e UFCGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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