Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31028
Título: Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por um clube de futebol do sertão paraibano
Autor(es): Oliveira, José Renato Pereira
Palavras-chave: Marketing
Marketing esportivo
Futebol
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: O esporte tem sido objeto constante de estudo em diversas áreas, uma delas é o marketing esportivo. O destaque maior vai para o futebol, o esporte mais popular do mundo. Deste modo, o futebol contempla ao marketing esportivo várias formas de atuação e em contextos diferentes. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as ações de marketing esportivo de um clube de futebol do sertão paraibano, relacionadas aos torcedores e a formas de gerar receitas. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com revisão bibliográfica e documental das mídias digitais oficiais do clube no período em que o mesmo se manteve em atividade, entre janeiro e agosto de 2023. Diante disso, observou-se que as ações praticadas pelo clube se destinaram a conexão e relacionamento com o seu torcedor por meio das redes sociais, assim como ações que promoviam a geração de receitas, tendo como principal fonte, patrocínios locais. Assim, foi possível verificar a importância de tais ações no contato com o torcedor e na manutenção do clube ao longo da temporada.
Descrição: OLIVEIRA, J. R. P. Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por um clube de futebol do sertão paraibano. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31028
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Renato Pereira OliveiraTCC - José Renato Pereira Oliveira1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito182.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.