Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31042
Título: Implicações do clima organizacional na satisfação de profissionais da educação de uma escola da rede pública de ensino
Autor(es): Vieira, Ana Beatriz Cavalcante
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação
Profissionais da educação
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O clima organizacional é de grande importância para a satisfação dos colaboradores dentro das organizações e o mercado está cada vez mais competitivo. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar as implicações do clima organizacional na satisfação de profissionais da educação em uma escola da rede pública de ensino na cidade de São Bentinho-PB. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores, supervisores e coordenadores pedagógicos em uma escola pública de ensino fundamental I e II. Após a coleta, os dados foram transcritos e analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apresentaram que o clima organizacional da escola é satisfatório, mas que precisam ser melhorados aspectos como a comunicação, organização, planejamento, remuneração e apoio aos colaboradores, pois afeta a satisfação destes no ambiente de trabalho. Assim, para que se possa manter o clima agradável, é necessário um bom gerenciamento, como também investir na satisfação dos colaboradores.
Descrição: VIEIRA, A. B. C. Implicações do clima organizacional na satisfação de profissionais da educação de uma escola da rede pública de ensino. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31042
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Ana Beatriz Cavalcante VieiraTCC - Ana Beatriz Cavalcante Vieira806.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito670.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.