Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31047
Título: A influência da alfabetização financeira no empreendedorismo da cidade de Patos-PB
Autor(es): Araujo, Geovanna Targino de
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Literacia financeira
Empreendedorismo
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: O estudo procura responder qual é a influência da alfabetização financeira para os empreendedores que estão ativos na cidade de Patos-PB. O objetivo geral é analisar a influência da Alfabetização Financeira dos empreendedores individuais que completaram vinte anos de atuação no mercado da cidade de Patos. A metodologia da pesquisa adota abordagem quanti-qualitativa descritiva. A amostragem não probabilística por conveniência seleciona empreendedores com duas décadas de atuação em Patos, garantindo relevância contextual. Dos 29 identificados, 62,1% permanecem ativos, formando a amostra de 18 empreendedores ativos. A análise mostra que os entrevistados consideram a Alfabetização Financeira essencial para o sucesso nos negócios (64,3% muito importante). Apesar disso, muitos (64,3%) enfrentaram problemas financeiros por falta dessa competência, resolvidos com estudos e conselhos familiares. O suporte empresarial local é percebido como fraco por 42,9%, mas 50% estão dispostos a participar de iniciativas para melhorar a Alfabetização Financeira. Há amplo apoio (92,9%) para incluir essa competência nos currículos educacionais. Adicionalmente, 85,7% acreditam que a Alfabetização Financeira é crucial para a consolidação de empresas em Patos, destacando sua importância para o sucesso empresarial na região. Resumindo, a influência da Alfabetização Financeira é vista como positiva e essencial pelos empreendedores que estão atuando a vinte anos na cidade de Patos-PB.
Descrição: ARAUJO, G. T. A influência da alfabetização financeira no empreendedorismo da cidade de Patos-PB - 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31047
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geovanna Targino De AraujoTCC - Geovanna Targino De Araujo2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.