Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3105
Título: A representação do “velho” no forró à luz de uma perspectiva discursiva
Autor(es): Leite, Flávia Karlla Valeriana
Palavras-chave: Discurso
Forró
Análise do Discurso
Cultura nordestina
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: O sentido de ser “velho” está ancorado nos valores políticos, sociais e culturais de cada sociedade, o que implica dizer que a concepção da velhice é (re) construída a partir do predomínio dos valores vigentes nos diferentes espaços temporais. Sendo assim, a forma que o idoso é visto pela sociedade é produto da externalização dos princípios arraigados nos integrantes do seio social. Neste sentido, majoritariamente, nos países de cultura Oriental, os idosos são reverenciados por serem dotados de prudência, de conhecimento acumulado e fonte de sabedoria, ao passo que na maioria dos países de cultura Ocidental, principalmente, no Brasil, a velhice se torna motivo de constrangimento, de vergonha e é rotulada de maneira pejorativa. Diante disso, nos propomos a analisar as diferenças retratadas no estereótipo do idoso espelhado em algumas letras de forró de Luiz Gonzaga e de Genival Lacerda, buscando identificar os discursos e as ideologias que caracterizam cada época de acordo com as transformações sociais vigentes. Para tanto, escolhemos cinco letras de forró que constituem o nosso corpus, são elas: Ô veio macho”, “Respeita Januário” e “Saudade do velho”, interpretadas por Luiz Gonzaga, e “Não despreze seu coroa” e “Mate o veio”, interpretadas por Genival Lacerda. Como arcabouço teórico nos baseamos em Orlandi (2005), Brandão (2004), Fernandes (2007), Silva (2003) e outros estudiosos.
Descrição: Leite, F. K. V. A representação do “velho” no forró à luz de uma perspectiva discursiva. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3105
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Karlla Valeriana Leite.pdfFlávia Karlla Valeriana Leite507.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.