Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31052
Título: Caracteristicas do ferromagnetismo
Autor(es): Fernandes, Maria Vitoria Leite
Palavras-chave: Magnetismo
Propriedades magnéticas dos materiais
Curva de Histerese
Data do documento: 30-Out-2023
Resumo: Neste sentido, presente trabalho tem por objetivo geral investigar o comportamento da magnetização em materiais ferromagnéticos, por meio de uma abordagem exploratória e bibliográfica. Além disto, elencou-se os seguintes objetivos específicos: Discutir sobre as características fundamentais do magnetismo, com foco nas propriedades do ímã, campo magnético e permeabilidade magnética; Apresentar os diferentes comportamentos magnéticos em materiais, abrangendo materiais diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos; Abordar sobre a curva de histerese em materiais ferromagnéticos, explorando seus aspectos físicos e implicações práticas e, por último, evidenciar os valores de campo coercitivo e campo residual na curva de histerese magnética Quanto a metodologia, esta se caracteriza como sendo do tipo qualitativa bibliográfica. Como resultado de nosso trabalho observamos como esses elementos, na maioria das vezes, passam despercebidos na rotina dos alunos do curso de graduação (licenciatura) em Física, esta revisão ressaltará os tipos existentes para cada classe, sendo o material ferromagnético o melhor em termos da magnetização remanescente, possibilitando a existência de uma curva de histerese magnética. Os materiais ferromagnéticos têm muitos usos, como discos rígidos de computador, motores de automóveis, geradores e muitos outros dispositivos eletrônicos. Sendo assim, partimos do princípio de que esta disciplina é ensinada rapidamente, estando inserida em outras disciplinas da ementa do curso de Física Geral IV, fazendo com que os alunos, na maioria das vezes não sejam levados a sua total compreensão.
Descrição: FERNANDES, M. V. L. Características do ferromagnetismo. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31052
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Vitoria Leite FernandesTCC - Maria Vitoria Leite Fernandes1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito193.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.