Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3106
Título: Déficit habitacional e ocupação em área de risco: estudo de caso dos conjuntos habitacionais José da Silva Sobral, Vida Nova e Mazagão I e II Alagoa Nova -PB
Autor(es): Costa, Genira Pereira da
Palavras-chave: Políticas Públicas – Habitação
Crise da Moradia
Segregação Socioambiental
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: O presente estudo tem por fim identificar a carência habitacional no município de Alagoa Nova-PB e a política de uso e ocupação do solo urbano e suas implicações na construção dos riscos socioambientais. Assim com base na pesquisa, constatou-se que os espaços de moradia que foram construídos pelo Poder Público Municipal apresentam alto grau de vulnerabilidade socioambiental inerente ao baixo grau de instrução e a inexistência de equipamentos de obras de infraestrutura básica. Para obtenção dos dados foi realizado um levantamento bibliográfico o qual tornou possível a compreensão de como estão ordenados os elementos espaciais os quais foram objetos deste estudo e como a realidade do mesmo é considerada socialmente. Mediante a realidade presenciada in loco nos três conjuntos habitacionais Vida Nova, José da Silva Sobral e Mazagão I e II foram aplicados questionários a 45 famílias o que corresponde a uma amostragem de 43,28%, esses que foram de fundamental importância para realização do levantamento das condições socioeconômicas da população local, bem como para identificar os problemas ambientais à partir da percepção dos moradores. Diante do exposto o estudo torna-se ferramenta importante para a análise da política de habitação social na formação de espaços de exclusão e segregação socioambiental, contribuindo para inserção de famílias em áreas de riscos, tendo em vista que são moradias construídas com recursos federais e municipais tendo como finalidade minorizar o déficit habitacional e atender aos princípios de habitabilidade.
Descrição: Costa, G. P. da. Déficit habitacional e ocupação em área de risco: estudo de caso dos conjuntos habitacionais José da Silva Sobral, Vida Nova e Mazagão I e II Alagoa Nova -PB. 2011. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3106
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genira Pereira da Costa.pdfGenira Pereira da Costa2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.