Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31068
Título: Terapia fotodinâmica antimicrobiana como adjuvante no tratamento de peri-implante: scoping review
Autor(es): Brito, Ariane Canejo Cabral de
Palavras-chave: Peri-implantite
Fotoquimioterapia
Saúde bucal
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A peri-implantite é uma condição patológica que acomete os tecidos ao redor dos implantes dentários, e se caracteriza pela inflamação na mucosa peri-implantar e perda progressiva do osso de suporte. Existe uma grande variedade de modalidades de tratamento para esta doença e a falta de uniformidade de um protocolo terapêutico padrão ouro gera dificuldades no estabelecimento do tratamento adequado. Foi realizada uma Revisão de Escopo (Scoping Review), com o objetivo de sintetizar os resultados de estudos a respeito do tema, mapeando as informações relativas ao que a literatura científica apresenta sobre a utilização da terapia fotodinâmica antimicrobiana como adjuvante no tratamento de pacientes com peri-implantite. As bases de dados bibliográficas escolhidas para a busca foram: PubMed/MEDLINE, LILACS/BVS, Cochrane Library, Google Scholar, OpenGrey e BDTD. Já os termos utilizados para a construção da estratégia de busca, segundo os Descritores em Ciência da Saúde e Medical Subject Headings (MeSH Terms), foram “Photochemotherapy”, “Peri-Implantitis” e “Therapeutics”. A seleção dos artigos foi realizada por dois pesquisadores previamente calibrados. Na busca eletrônica foram encontrados 339 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 17 estudos englobaram essa revisão e um mapeamento dos dados foi realizado. No geral, identificou-se que a PDT adjuvante ao desbridamento mecânico demonstrou melhora nos parâmetros clínicos, radiográficos e biológicos peri-implantares, sendo a PDT, uma alternativa aos antibióticos no tratamento da peri-implantite. Todos os estudos utilizaram laser de diodo e o azul de metileno foi o fotossensibilizador mais utilizado. Por fim, houve ampla heterogeneidade nos parâmetros de irradiação dos lasers e nos protocolos de utilização da Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana.
Descrição: BRITO, Ariane Canejo Cabral de. Terapia fotodinâmica antimicrobiana como adjuvante no tratamento de peri-implante: scoping review. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31068
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ariane Canejo Cabral de Brito.pdf.pdfTCC - Ariane Canejo Cabral de Brito752.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito91.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.