Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31071
Título: Educação em bem-estar animal com crianças em vulnerabilidade social do Instituto Baluarte – PB
Autor(es): Santos, Silvia Gabriele Ferreira dos
Palavras-chave: Ações educativas
posse responsável
animais domésticos
vulnerabilidade social
Data do documento: 13-Set-2023
Resumo: Nos últimos anos, a relação entre seres humanos e animais, especialmente cães e gatos, tem experimentado um notável aumento. Essa relação tem passado por transformações significativas, as quais estão intrinsecamente relacionadas à cultura e à educação das pessoas. Pode-se afirmar que essa convivência entre humanos e animais traz consigo uma série de benefícios, porém, quando desequilibrada ou inadequadamente gerenciada, pode acarretar problemas tanto para os animais quanto para os seres humanos. Diante desse cenário, tornou-se evidente a necessidade de programas educativos para orientar a população sobre temas relacionados ao bem-estar animal, guarda responsável e prevenção de maus-tratos. O trabalho educativo desenvolvido no Instituto Baluarte Nordeste, localizado em Campina Grande, Paraíba, teve como objetivos analisar o quanto as crianças participantes do projeto careciam de informações sobre bem-estar animal, bem com os efeitos das metodologias utilizadas por nós para a transmissão de conceitos relacionados ao bem-estar animal, levando em consideração o grau de escolaridade das famílias e o contexto de vulnerabilidade social em que vivem. Para alcançar esse objetivo, foram realizados levantamentos da percepção das crianças sobre bem-estar animal e avaliações dos efeitos da educação pré-intervenção e pós-intervenção. A coleta de dados incluiu questionários aplicados aos responsáveis pelas crianças, bem como questionários pré e pós-intervenção destinados às próprias crianças, com idades entre 6 e 12 anos. Os resultados foram tabulados e apresentados em tabelas e gráficos para uma análise mais clara. Observou-se uma mudança nas respostas das crianças após as intervenções, o que pode inferir que estas crianças possuíam falta de informações essenciais nos cuidados com os animais domésticos. Concluiu-se em nosso trabalho, que as metodologias lúdicas utilizadas no contexto da educação humanitária em bem-estar animal são ferramentas eficazes para aquisição de conhecimento e aprendizado. A pesquisa reforçou a importância de expandir trabalhos educativos semelhantes para alcançar mais comunidades e grupos similares, com o objetivo de promover o respeito e a valorização dos animais, do meio ambiente e das pessoas. A educação humanitária desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente e compassiva em relação aos animais e ao mundo que compartilhamos.
Descrição: SANTOS, Silvia Gabriele Ferreira dos. Educação em bem-estar animal com crianças em vulnerabilidade social do instituto baluarte – PB. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31071
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Silvia Gabriele Ferreira dos Santos.pdfTCC - Silvia Gabriele Ferreira dos Santos1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito162.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.